Matérias
DivulgaçãoA operação Histórico Express está sendo realizada em Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina e São Paulo
Polícia realiza operação contra suspeitos de estelionatos
22/05/2025, às 10:07 · Por Redação
Ao todo, 157 medidas judiciais estão sendo cumpridas, na manhã desta quinta-feira, 21, contra suspeitos de estelionato e lavagem de dinheiro. A operação Histórico Express está sendo realizada em Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina e São Paulo.
De acordo com a Polícia Civil, são: 78 mandados de busca e apreensão domiciliar, 59 mandados de prisão temporária, 18 mandados de prisão preventiva, além de quebras de sigilos telemáticos e telefônicos e sequestro de bens de, aproximadamente, dois milhões de reais. Mais informações vão ser repassadas pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira, durante uma coletiva de imprensa.
Segundo o Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic), à Rádio São Francisco, os presos foram um ex-coordenador do curso de Direito e professor universitário, e um aluno do 9º período de outra instituição. O delegado Luiz Carlos Cruz revelou que o caso começou quando uma faculdade relatou às autoridades a suspeita de estudantes utilizarem documentos forjados para validar disciplinas.
“Com uma simples mensagem no WhatsApp, o interessado conseguia comprar um histórico falso e eliminar até quatro períodos do curso de direito”, disse. O valor cobrado por disciplinas já “cursadas” em outras instituições era de aproximadamente R$ 2,5 mil. A ideia seria reduzir o curso de Direito de cinco anos (dez períodos) para três anos.
Diploma Falso Polícia

