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Primeira etapa da metronização do corredor com semáforos sempre com sinal aberto será de 2,5 km com nove cruzamentos na Avenida Anhanguera
Onda verde para ônibus começa em trecho dos terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia, em Goiânia
20/05/2025, às 16:21 · Por Redação
Com cerca de 2,5 quilômetros, entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia, foi inaugurado nesta segunda-feira (19) o primeiro trecho da metronização do sistema BRT de Goiânia. A instalação dos equipamentos que permitem a criação de uma onda verde no trecho ou ao menos a redução do tempo de vermelho nos cruzamentos, foi prometida pela Prefeitura de Goiânia em fevereiro. A medica ocorre a partir de acordo com o consórcio das empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo metropolitano (Redemob) para realizar o serviço de semaforização em toda a capital. A ideia é implantar a metronização nos dois BRTs (Leste-Oeste e Norte-Sul). Leia Também Tarifa técnica chega a R$ 12,51 e preocupa prefeituras Faixa exclusiva para ônibus deve ser criada entre praças da Bíblia e Cívica, na capital Primeiro ônibus a biometano de Goiás começa a circular nesta quinta-feira Nesta primeira etapa, nove cruzamentos do trecho mencionado foram contemplados com controladores capazes de receber as informações de localização, tempo e velocidade dos ônibus.
Por meio de inteligência artificial, esses equipamentos calculam as informações de todos os ônibus próximos e adaptam os tempos semafóricos com o objetivo de dar mais fluidez ao transporte coletivo.Ou seja, os ônibus terão um menor tempo de vermelho, o que não é a criação de uma onda verde, o que só seria possível se houvessem cruzamentos seguidos sem plataformas. Obviamente, os veículos particulares que andam no mesmo sentido do ônibus, na Avenida Anhanguera, também serão afetados pela programação semafórica, como também as ruas que cruzam com a via.
Ocorre que, como os ônibus param nas plataformas e o tempo de parada não é fixo, pois depende da quantidade de usuários que entram e saem e também dessas pessoas em si, o fluxo semafórico com mais verde para a Anhanguera, o que seria uma onda verde, pode não ocorrer para os demais veículos e, nem mesmo, um menor tempo vermelho. A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) de Goiânia explica que "o sistema é multissensorial, de maneira que os controladores semafóricos conseguem obter a posição do ônibus através de Tags transmissoras instaladas e através do sistema de rastreamento embarcado". Ou seja, o ônibus é quem emite a informação, e o controlador semafórico de cada cruzamento é o receptor. Após isso, o controlador "é responsável por calcular o momento em que o ônibus chegará ao semáforo, para adaptar-se em tempo real e priorizar o verde ao transporte coletivo".
Onda verde Corredores Ônibus