Matérias
Reprodução
Segundo Marden Junior, Trindade se prepara para receber público de até 6 milhões de visitantes durante a tradicional peregrinação anual
Trindade se prepara para duas grandes romarias em 2025, com chegada do maior sino do mundo
20/05/2025, às 10:02 · Por Redação
A cidade de Trindade, conhecida como a capital da fé em Goiás, vai receber duas grandes romarias em 2025. Além da tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, que será realizada entre os dias 27 de junho e 6 de julho, o município também se organiza para um evento histórico: a chegada do maior sino do mundo que badala, o Vox Patris, vindo diretamente da Polônia.
O anúncio foi feito pelo prefeito Marden Junior, que reforçou o empenho da gestão municipal em garantir estrutura adequada para receber um número estimado de até 6 milhões de visitantes. “Com a proximidade da chegada do Vox Patris, precisamos garantir uma via segura, acessível e estruturada para acolher os fiéis e toda a logística que envolve esse momento histórico”, afirmou.
A chegada do sino está prevista para o dia 1º de junho, com missa de recepção às 17h30, na praça central da cidade. Antes disso, às 13h30, haverá concentração de devotos no trevo de entrada de Trindade para dar as boas-vindas ao Vox Patris. No dia 26 de junho, véspera da romaria, será realizada a benção oficial do sino, durante a Missa das Bençãos dos Sinos, no canteiro de obras do Novo Santuário do Divino Pai Eterno, local onde o sino será instalado.
Como parte dos preparativos, a prefeitura e o Governo de Goiás estão finalizando a pavimentação do Caminho da Luz, um trecho de terra que liga a GO-060 ao novo santuário, por onde o sino será transportado. “É uma ação urgente e necessária diante da magnitude que representa o novo santuário e o sino, que será um marco para a nossa cidade e para a fé do nosso povo”, destacou Marden.
Jornada do Vox Patris
Vox Patris, que significa “A Voz do Pai” em latim, é uma peça monumental de 4 metros de altura e 55 toneladas. A obra levou dez anos para ser concluída na Polônia e conta com detalhes artísticos assinados pelo goiano Silvio Morais, que gravou em sua superfície a história da romaria iniciada em 1840, com os agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa.
O sino deixou a Polônia de navio no dia 23 de março e chegou ao Porto de Santos no sábado, 17 de maio. No dia 24, será abençoado durante uma missa na Catedral de Santos e, de lá, seguirá em caminhão até Brasília, antes de ser levado a Trindade.
Sino Vox Patris Santuário do Divino Pai Eterno Marden Junior Trindade Goiás,