Matérias
Marco Monteiro
Com mais de 49 mil infecções confirmadas, Goiás enfrenta avanço da doença e mantém 54 óbitos sob investigação. Goiânia lidera em mortes
Goiás já soma 31 mortes por dengue em 2025 e casos superam todo o ano de 2023
20/05/2025, às 09:09 · Por Redação
Goiás enfrenta mais um ano preocupante no combate à dengue. De janeiro até esta segunda-feira, 19, o estado já contabiliza 31 mortes confirmadas pela doença, segundo dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O número se aproxima do total de 58 óbitos registrados em todo o ano de 2023, sinalizando um agravamento do cenário epidemiológico.
Além das mortes já confirmadas, outros 54 óbitos estão em investigação por possível relação com o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Em termos de infecções, 49.437 casos foram oficialmente confirmados em 2025, superando os 43.174 de 2023 e representando quase metade dos mais de 90 mil casos notificados até o momento.
Goiânia lidera em número de vítimas fatais, com sete mortes confirmadas e 18 casos suspeitos de óbito ainda sob análise. Aparecida de Goiânia vem logo atrás, com dois óbitos confirmados e outros quatro em apuração. Montes Claros de Goiás, Mozarlândia e Novo Gama também registraram duas mortes cada.
Há ainda municípios com uma morte por dengue confirmada, são eles: Anápolis, Iporá, Trindade, Americano do Brasil, Inhumas, Nerópolis, Alto Horizonte, Ceres, Faina, Goianésia, cidade de Goiás, Heitoraí, Nova Crixás, Novo Planalto, Paranaiguara e São Simão.
O avanço dos casos coloca 2025 como um ano de alerta. Em 2024, Goiás já havia enfrentado o pior surto de dengue da história, com 276.358 casos confirmados. Apesar de os números deste ano ainda estarem abaixo desse recorde, o crescimento acelerado acende o sinal vermelho para autoridades e profissionais de saúde. Diante do cenário crítico, Goiânia e Aparecida de Goiânia foram incluídas, em abril, entre as 80 cidades do país prioritárias para o reforço da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).
Saúde SES Casos Dengue Goiás,