Matérias
Divulgação - Polícia Civil
Operação Tela Azul apreende centenas de itens de informática desviados do Tribunal de Justiça de Goiás; comerciante foi preso por receptação qualificada
Servidor terceirizado é suspeito de furtar equipamentos do TJGO
18/05/2025, às 11:46 · Por Redação
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) desarticulou um esquema de furto e receptação de equipamentos de informática pertencentes ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). As investigações apontam que um servidor terceirizado do órgão aproveitava o acesso ao Centro de Distribuição do tribunal, em Aparecida de Goiânia, para retirar peças sem registro e vendê-las a um comerciante do setor Sudoeste de Goiânia.
A ação, batizada de Operação Tela Azul, ocorreu na quarta-feira, 14, e resultou na apreensão de centenas de itens de informática e na prisão do comerciante suspeito de receptação. A operação teve início após a Divisão de Inteligência do TJGO identificar o desaparecimento de equipamentos armazenados no local.
Durante o cumprimento de mandado de busca na residência do servidor, os agentes encontraram etiquetas patrimoniais do TJGO e diversos itens furtados. Confrontado pelas provas, o homem confessou o crime e detalhou que repassava os objetos a uma loja de informática, cujo proprietário, segundo ele, sabia da origem ilícita do material.
No estabelecimento, a PCGO localizou 275 memórias RAM, 33 HDs externos, 14 processadores, cinco computadores e dois celulares, todos com indícios de terem sido desviados do tribunal. O comerciante foi preso em flagrante por receptação qualificada, delito que ocorre quando há conhecimento de que os bens recebidos são produto de furto ou roubo.
O nome da operação, Tela Azul, faz alusão à famosa tela de erro do sistema Windows e simboliza a quebra de integridade no sistema interno do tribunal. A polícia informou que os equipamentos recuperados serão devolvidos ao TJGO e que as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos na prática criminosa.
Operação Tela Azul Polícia Civil Tribunal de Justiça Aparecida de Goiânia Goiás,