Matérias
Divulgação
Secretário de Finanças de Goiânia, Valdivino de Oliveira, confirma taxa do lixo
Taxa do lixo em Goiânia terá início em junho, confirma secretário
16/05/2025, às 11:02 · Por Redação
A taxa do lixo de Goiânia começará a ser cobrada da população no mês de junho. A afirmativa foi dada pelo secretário de Finanças do município, Valdivino de Oliveira, em entrevista ao editor-chefe deste veículo, o jornalista Altair Tavares.
De acordo com ele, a medida encontra-se em fase de construção final. “Estamos traçando as últimas decisões nesta semana e na próxima já estaremos com todos os atos publicados e os convênios acertados com a Saneago”, frisou.
Segundo Valdivino, a base da taxa mínima residencial será em torno de R$23 a R$ 25 por mês. os valores serão mais alto para imóveis de serviços, comércio e indústria. “A base é o custo da limpeza urbana aplicado ao subsídio que a Prefeitura está dando para isso”, pontuou.
“Na realidade, a Prefeitura está deixando de cobrar, neste ano, aproximadamente 75% deste custo. No ano que vem, devemos deixar de cobrar de 50% a 60%”, acrescentou o secretário, com a afirmativa de cerca de 730 mil contribuintes serão alcançados.
Prevista para ser cobrada a partir de abril, a cobrança da Taxa do Lixo foi adiada para o próximo mês pelo prefeito Sandro Mabel (UB), motivado pela necessidade de integração entre os sistemas da Sefaz com os da Saneago em virtude de que a taxa será cobrada através da conta de água.
Valdivino de Oliveira Taxa do Lixo Prefeitura de Goiânia