Poder Goiás


Goiânia, 02/07/25
Matérias
Divulgação

Empresa investirá US$ 1,3 bilhão, produzirá veículos elétricos e híbridos em Goiás e criará centro de pesquisa no Nordeste

Montadora chinesa GAC confirma fábrica em Catalão

13/05/2025, às 09:16 · Por Redação

A fabricante chinesa GAC Motor confirmou nesta segunda-feira, 12, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a instalação de uma unidade industrial em Catalão, na região Sudeste de Goiás. A montadora planeja produzir no Brasil três modelos voltados ao mercado nacional — dois elétricos e um híbrido — e prevê um investimento de aproximadamente US$ 1,3 bilhão.

O anúncio foi feito durante reunião em Pequim entre Lula e o presidente do grupo, Feng Xingya. Foi o primeiro encontro reservado do presidente brasileiro na capital chinesa, onde ele cumpre agenda oficial desde o último sábado, 10. Segundo a GAC, a produção será feita na planta da HPE Automotores em Catalão, atualmente responsável pela fabricação de veículos Mitsubishi e Suzuki. 

A previsão é que a montagem dos primeiros modelos comece ainda este ano, em um sistema de co-participação. Além da fábrica em Goiás, a empresa também informou que instalará um centro de pesquisa e desenvolvimento no Nordeste brasileiro. A cidade ainda não foi definida.

“Esses anúncios são resultado direto da parceria estratégica entre o Brasil e a China”, comemorou Lula, que recebeu ainda a proposta — prontamente aceita — de uso de uma frota de veículos elétricos da GAC na COP-30, prevista para ocorrer em 2025 em Belém, no Pará.

Os veículos que serão produzidos no Brasil — os modelos Aion V, Hyper HT e Emkoo — foram apresentados pela montadora em frente ao hotel onde Lula e sua comitiva estão hospedados, em Pequim. A GAC também convidou o presidente para o lançamento oficial da marca no Brasil, marcado para 23 de maio, em São Paulo, quando cinco modelos — inicialmente importados — serão apresentados ao mercado nacional.

A entrada da GAC no Brasil amplia a presença das montadoras chinesas no país, após os recentes movimentos de gigantes como BYD e GWM. A primeira aproximação da empresa com o governo brasileiro ocorreu em 2023, em reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, quando a GAC anunciou a intenção de disputar espaço no crescente mercado brasileiro de carros eletrificados.


Producação Carros Eletrícos GAC Motor Catalão Goiás,
P U B L I C I D A D E