Poder Goiás
Goiânia, 13/05/25
Matérias
Divulgação

Sistema firma parceria entre a iniciativa pública e a privada para utilizar câmeras particulares monitorando Goiânia

Connecta Goiás terá 20 mil câmeras conectadas na segurança pública até 2027

08/05/2025, às 16:12 · Por Redação

O Governo de Goiás fez o lançamento do projeto Connecta Goiás, nesta quarta-feira (7). Foram apresentados os detalhes do novo sistema advindo da parceria entre a iniciativa pública e o setor privado para utilizar câmeras de alta tecnologia e inteligência artificial avançada no monitoramento de Goiânia e Região Metropolitana. A intenção é aumentar a segurança pública e poder utilizar o mecanismo para prevenir crimes, prestar socorro em situações de risco e perigo, fazer leitura de placas de veículos e até reconhecimento facial para identificação de desaparecidos e foragidos da Justiça.

O Connecta Goiás é um sistema de segurança integrada e colaborativa. Os tótens com câmeras de alta tecnologia e inteligência artificial avançada estarão integrados ao sistema da segurança pública e estrategicamente instalados pelas cidades.

O Presidente do Sindicato das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança do Estado de Goiás (SIESE-GO), Sérgio Monteiro, detalhou que, até o momento, a Prefeitura de Goiânia já tem acesso a mais de três mil câmeras do mercado privado conectadas com a central de monitoramento, mas, até 2027, a previsão é que esse número se multiplique. “Nosso projeto é trazer em torno de 20 mil câmeras conectadas a uma grande rede até 2027”, salientou Sérgio.

A segurança pública de Goiânia já consegue visualizar em torno de 780 câmeras em sua base de monitoramento. Segundo o presidente do SIESE-GO, Goiânia já tem alguns totens instalados, e projeta instalar 800 até o final deste ano. “Serão 800 totens, 3 mil câmeras, sendo 600 com leitura de placa, 10 mil câmeras até 2026, e 20 mil câmeras até 2027”, ressaltou Sérgio.

A iniciativa privada é representada por 20 empresas associadas ao SIESE-GO. “Essas 20 empresas associadas somam mais de 20 mil clientes em suas bases. Então, esse projeto, ele não é só de uma empresa, de uma determinada empresa X ou empresa Y, ele é da Federação, ele é do SIESE, e ele é de todas as empresas associadas”, reiterou, ao destacar que o potencial da parceria é grande alcance.

Além de Goiânia, outros municípios integram a rede de monitoramento, entre eles: Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Itabeiraí e Inhumas. A organização também está em negociação para trazer outros municípios, como Jataí e Quirinópolis.

Entre as facilidades apontadas pelo presidente da SIESE no lançamento do Connecta Goiás estão as várias inteligências disponibilizadas pelo sistema. A partir do monitoramento será possível fazer a leitura de placas; reconhecimento facial; detecção de objetos; cerca virtual; detecção de movimento; detecção de quedas (de transeuntes) que pode gerar um alerta para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ou para a segurança pública.

No que diz respeito às vantagens públicas os idealizadores destacaram a escalabilidade privada da rede; a eficiência imediata no combate ao crime; a otimização de recursos físicos; o policiamento preventivo; o aperfeiçoamento nas investigações; o uso de banco de dados específico, e redução da impunidade; e precisão nas investigações.


Connecta Goiás Segurança Pública
P U B L I C I D A D E