Poder Goiás


Goiânia, 02/07/25
Matérias
Carlos Siqueira - UFG

Evento anual no Câmpus Samambaia apresenta estrutura e cursos da universidade de forma lúdica e interativa

UFG recebe 30 mil alunos no Espaço das Profissões

07/05/2025, às 10:21 · Por Redação

As portas da Universidade Federal de Goiás (UFG) se abriram mais uma vez para milhares de estudantes do ensino médio vivenciarem, na prática, a realidade de quem estuda em uma das maiores instituições públicas do Centro-Oeste. A edição 2025 do Espaço das Profissões, realizada nos dias 6 e 7 de maio, espera receber cerca de 30 mil visitantes no Câmpus Samambaia, em Goiânia. A programação reúne visitas a laboratórios, atividades interativas, tours presenciais — incluindo o famoso passeio estilo "carreta furacão" — e até uma imersão virtual pelo universo do Minecraft.

A abertura oficial aconteceu no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, espaço simbólico da universidade, como destacou a reitora Angelita Pereira de Lima: “É aqui a base das atividades do Espaço das Profissões, o prédio onde vocês irão fazer suas matrículas quando forem aprovados em nossos processos seletivos, e onde irão receber seu diploma na cerimônia de colação de grau. Sejam muito bem-vindos, a UFG está de portas abertas para vocês”.

Coordenado por Larissa de Mello Evangelista, da Pró-Reitoria de Graduação, o evento tem como missão aproximar a UFG da comunidade escolar e apresentar não só os 114 cursos de graduação, mas também as ações de extensão, serviços de assistência estudantil, programas de pós-graduação e inovação tecnológica. “Esse é um momento de apresentar a UFG e queremos que todos se sintam acolhidos e descubram o que a Universidade tem de melhor”, afirmou Larissa.

Uma das atrações mais comentadas desta edição foi a UFG construída dentro do jogo Minecraft, um universo digital onde tudo é feito com blocos e criatividade. A réplica foi idealizada por Mykhael Lourenço de Souza, estudante de Publicidade e Propaganda, que dedicou quase um ano para mapear e montar os prédios do campus dentro do jogo. “O que mais demorou foi o mapeamento, a construção foi rápida, levei uns 6 meses só”, contou, em tom bem-humorado.

No cenário virtual, os visitantes podem explorar desde a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) até o Restaurante Universitário, passando pela Faculdade de Artes Visuais (FAV) e os blocos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A experiência está disponível no espaço central do Centro de Eventos e tem atraído centenas de jovens curiosos com a ideia de conhecer a universidade antes mesmo de pisar nela fisicamente.

A proposta de integração tem se concretizado na prática. Sirley Castro, diretora do Centro de Ensino em Período Integral Dom Abel, levou 60 alunos do ensino médio da escola, localizada no setor Pedro Ludovico. “Convidamos todos os estudantes do Ensino Médio para vir. Nós participamos do Espaço das Profissões há muitos anos, é sempre uma excelente chance de impulsioná-los a ingressar no ensino superior”, afirmou. Segundo ela, o evento é um estímulo poderoso para os jovens pensarem em seus futuros.

Jamily Melo, aluna da escola, veio pela segunda vez ao evento e já está decidida: “Estou decidida a fazer Biomedicina desde o ano passado, mas fiz questão de vir esse ano novamente, porque é sempre muito bom estar aqui na UFG”.

Já Maria Luiza Lopes, aluna de Publicidade e Propaganda, participa agora como monitora. “Visitei o Espaço das Profissões quando fui escolher meu curso e agora estar aqui podendo receber esses futuros estudantes para mim é uma oportunidade única”, contou. A experiência de voluntariado também proporcionou novas amizades com colegas de outros cursos como Relações Públicas, Ciências Contábeis e Medicina.

Incentivo
Realizado tradicionalmente antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Espaço das Profissões busca ajudar os estudantes a escolherem um curso com mais segurança e consciência. A UFG oferece mais de 4 mil vagas por ano em seus cursos de graduação e participa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa a nota do Enem como critério principal.

Com atividades das 8h às 17h, o evento também marca o lançamento da Loja da UFG, que passou a comercializar produtos oficiais da instituição. O objetivo é fortalecer ainda mais o vínculo entre a universidade e os futuros estudantes, mostrando que, mais do que um local de formação acadêmica, a UFG é também um espaço de acolhimento, inovação e transformação.



Espaço das Profissões UFG Goiânia Goiás,
P U B L I C I D A D E