Poder Goiás


Goiânia, 02/07/25
Matérias
Divulgação

Avaliação é de que os projetos aprovados às pressas não têm consistência lógica ou jurídica

Governo de Goiás vetará resgate e antecipação de emendas dos deputados estaduais

07/05/2025, às 09:31 · Por Redação

A Secretaria de Relações Institucionais (Serint) indicará posição pelo veto do governador Ronaldo Caiado (UB) aos projetos aprovados às pressas por deputados estaduais para recuperar recursos de emendas parlamentares de 2024 que foram perdidos por entidades e criar pagamento prioritário para shows e eventos. De acordo com o titular da pasta, Armando Vergílio, os projetos não têm consistência lógica ou jurídica. 

"Produziram rapidamente, já que o projeto foi apresentado numa terça-feira e na quarta já estava aprovado em segundo turno. Não houve discussão com a gente e eu estou todos os dias na Assembleia. Ninguém falou nada comigo. Eu já discuti com o presidente Bruno que nós vamos vetar e que qualquer ajuste temporal a gente faz com base no decreto, assinado pelo governador no dia 31 de janeiro", afirma o secretário. Como informado pelo POPULAR , as duas propostas, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), tiveram tramitação relâmpago nos dois dias anteriores ao feriado da última semana.

Os projetos buscam agilizar ou resgatar pagamentos de emendas impositivas. A intenção é permitir que organizações não governamentais (ONGs) que perderam recursos do Orçamento de 2024 por falta de documentação ainda recebam pagamentos este ano, além de definir que recursos para shows e eventos tenham liberação prioritária no governo. Leia Também Deputados aprovam 'resgate' e antecipação de emendas Bancada goiana enviou R$ 11,5 milhões para cidades de outros estados Depois de estudar os textos, o secretário estadual confirma a posição contrária às mudanças. De acordo com o auxiliar de Caiado, o projeto que pretende priorizar o pagamento de eventos e shows com data de execução prevista para ocorrer em até 45 dias conta com problemas na redação.


Emendas Governo de Goiás Alego
P U B L I C I D A D E