Poder Goiás


Goiânia, 01/07/25
Matérias
Alex Malheiros

SET registrou um aumento de 30% na velocidade média no corredor da Avenida Castelo Branco, que passou de 16 km/h para 21 km/h

Goiânia: velocidade média sobe 30% na Avenida Castelo Branco com ações de mobilidade

03/05/2025, às 10:12 · Por Redação

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, celebrou nesta sexta-feira, 2, os primeiros resultados positivos do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que integra o Programa Nova Mobilidade. A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) registrou um aumento de 30% na velocidade média no corredor da Avenida Castelo Branco, que passou de 16 km/h para 21 km/h. O dado foi divulgado durante a cerimônia de entrega, pela RedeMob Consórcio, dos projetos e anteprojetos de engenharia viária que darão suporte à continuidade do programa.

“Estou muito animado com as melhorias no trânsito de Goiânia. O corredor da Avenida Castelo Branco já teve uma boa evolução”, disse Mabel, ao lado do senador Vanderlan Cardoso, que elogiou a gestão municipal. “A gestão de Mabel já vem colhendo bons resultados”.

O documento entregue à SET reúne estudos técnicos de intervenções em importantes corredores viários da capital, como as avenidas Jamel Cecílio, 136, 24 de Outubro, 5ª Avenida, São Francisco, Mangalô, T-10, T-55, 85, Independência, Universitária, além da metronização do sistema BRT. As propostas incluem melhorias que visam não apenas a fluidez no tráfego, mas também mais segurança e eficiência no transporte público.

Mabel afirmou que a previsão é que todas as obras sejam concluídas em até 18 meses. “É Goiânia andando com velocidade. Goiânia vai andar mais rápido. Goiânia tem pressa”, declarou o prefeito, ressaltando a expectativa de redução de até 12 minutos no deslocamento entre o Terminal Padre Pelágio e a Avenida 85.

As ações fazem parte do pacote de realizações dos primeiros 100 dias da atual gestão, que incluem medidas como liberação dos corredores de ônibus para motociclistas, ampliação de conversões à direita com semáforo fechado — projeto batizado de Direita Livre — e a implantação de um novo Centro de Controle Operacional para monitoramento em tempo real da malha viária.

“O nosso foco é transformar a mobilidade de Goiânia. Queremos uma cidade mais fluida, com transporte público eficiente, respeito aos motociclistas e prioridade para pedestres e ciclistas”, afirmou Mabel.

Entre as intervenções previstas estão a criação de uma terceira faixa de rolamento, reconfiguração da geometria viária, reprogramação de semáforos, eliminação de obstáculos como caçambas e tachões, restrição de estacionamentos em pontos críticos e modernização da sinalização viária.

A SET também tem promovido campanhas educativas para orientar motoristas sobre as mudanças, especialmente nos cruzamentos onde a conversão à direita foi liberada mesmo com o semáforo vermelho. “Estamos determinados a fazer o trânsito como um todo e, principalmente, o transporte coletivo andar, com ônibus modernos, frota renovada e velocidade para atrair as pessoas — inclusive com ônibus menores para circular nos bairros”, concluiu Mabel.


Mobilidade Trânsito Direita Livre Corredor Prefeitura de Goiânia Goiás,
P U B L I C I D A D E