Matérias
Reprodução
Deputado estadual Mauro Rubem descarta composição com ex-governador e defende caminhos alternativos para fortalecer reeleição de Lula no Estado
Mauro Rubem classifica como ilusão a possibilidade de Marconi fortalecer palanque em Goiás
29/04/2025, às 11:17 · Por Redação
O deputado estadual Mauro Rubem (PT) descartou de forma enfática qualquer possibilidade de o Partido dos Trabalhadores compor uma aliança com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) para as eleições de 2026 em Goiás. A declaração foi uma resposta direta à sugestão feita pelo ex-deputado Luís César Bueno, que defendeu a formação de uma frente progressista que incluísse o tucano como forma de fortalecer o palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado.
“Tem um campo que é o campo do Lula, e Marconi não compõe esse campo. Pra mim é ilusão acreditar que Marconi é um palanque forte aqui. É uma ilusão completa”, afirmou Mauro Rubem ao jornal Opção.
Internamente, o PT tem discutido estratégias para ampliar sua influência em Goiás e garantir uma base sólida para a tentativa de reeleição de Lula. Uma das hipóteses colocadas por alguns setores do partido seria apoiar Marconi Perillo contra o atual vice-governador Daniel Vilela (MDB), que é próximo ao governador Ronaldo Caiado (UB) — aliado de Jair Bolsonaro (PL). A condição para essa aliança, segundo membros da legenda, seria que Marconi adotasse um posicionamento claro contra o bolsonarismo, com discurso alinhado à oposição ao ex-presidente.
Mauro Rubem, no entanto, rejeita esse caminho. Para ele, a construção de um projeto nacional não passa por alianças com figuras que não compartilham o mesmo campo político. “O que temos que estabelecer claramente é o projeto de reconstrução desse país e a contribuição de Goiás. Eu acho que não passa por uma aliança ou por esse caminho, mas sim pelo fortalecimento daqueles que estão alinhados com a construção do Brasil”, completou.
O parlamentar, que tem defendido uma atuação mais firme e coerente do PT no Estado, reforça que é preciso buscar alternativas “conectadas ao campo democrático e popular”, para ampliar a bancada federal e estadual, além de garantir o fortalecimento da candidatura presidencial em 2026.
Política Aliança PT PSDB Lula Marconi Perillo Eleições 2026 Goiás,