Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Divulgação

Os artistas selecionados terão direito a gravação, mixagem, masterização, criação de capa personalizada e distribuição digital de single

UFG seleciona artistas goianos para gravação de músicas inéditas com produção completa

29/04/2025, às 09:17 · Por Redação

Um projeto da Escola de Música e Arte Cênicas (Emac) da Universidade Federal de Goiás (UFG) está com inscrições abertas para selecionar artistas goianos para gravação de músicas inéditas. Os artistas selecionados no processo seletivo terão direito à produção completa de um single, que inclui gravação, mixagem, masterização, criação de capa personalizada e distribuição digital.

O projeto Laboris conta com um espaço para produção de música popular goiana na Emac-UFG. A iniciativa tem apoio técnico e artístico da própria universidade e oferece uma oportunidade única para impulsionar a carreira de músicos locais.

Impulsionamento da carreira

Além da assistência para a produção, gravação e distribuição digital, o projeto prevê também a realização de um show de lançamento no Festival de Música Popular Jarbas Cavendish, na Emac-UFG. O objetivo é que os artistas tenham visibilidade e uma conexão direta com o público local.

Em 2025, o Laboris promoverá uma programação diversificada, incluindo o 5º Festival de Música Popular, oficinas, shows semanais e outros eventos, além de ser um espaço de apoio para grupos como a Banda Pequi. Com esse impulso, o laboratório se consolidará como uma plataforma cultural ativa na UFG e na cena musical de Goiás.

Inscrições gratuitas

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio, por meio de um formulário online no Google Forms, sem custos. O Laboris é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O idealizador do projeto, João Casimiro, acredita que a aprovação do Laboris é essencial para torná-lo um centro de criação e difusão da música popular. Como contrapartida ao apoio recebido, o Laboris irá produzir e lançar fonogramas inéditos de quatro artistas locais, fortalecendo os vínculos entre a universidade e a cena musical goiana.

De acordo com os organizadores, o Selo Laboris visa lançar músicas que reflitam a diversidade da música popular brasileira em Goiás, destacando a força autoral, a estética variada e a conexão com o território local. O projeto busca criar uma parceria entre os músicos e a equipe da UFG, para fortalecer a produção autoral do estado, oferecendo apoio técnico e curadoria a artistas de diferentes estágios de carreira.


UFG Música Projeto Laboris