Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Divulgação - União Brasil

Aliança garante estrutura partidária robusta ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que terá até julho de 2026 para alcançar 10% nas pesquisas e viabilizar projeto nacional

União Brasil e PP selam federação com apoio à candidatura de Caiado à Presidência

24/04/2025, às 09:39 · Por Redação

Em uma articulação selada na noite desta quarta-feira, 23, em Brasília, os partidos União Brasil (UB) e Progressistas (PP) fecharam acordo para formar uma federação que terá como principal aposta eleitoral a candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), à Presidência da República em 2026. O entendimento foi consolidado após reunião entre Caiado, o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel.

O próprio governador, que vinha sendo apontado como entrave à federação, deu aval à união entre as legendas e passou a ser o nome consensual para liderar o projeto nacional. "O governador Ronaldo Caiado vai ser lançado candidato a presidente dessa coligação e vai chegar em julho com 10% nas pesquisas. Ele é hoje o único candidato e já tem uma bancada forte com mais de 100 deputados", afirmou Sandro Mabel ao jornal Opção, confirmando o acordo.

Após a reunião interna, Caiado e Mabel compareceram ao evento de lançamento do livro do presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, onde se encontraram com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira. O encontro serviu para consolidar o entendimento político e selar a estratégia de fortalecimento do nome de Caiado no cenário nacional.

Com a federação, Caiado ganha acesso a tempo expressivo de propaganda partidária, além de uma estrutura de campanha robusta financiada por recursos públicos do fundo partidário. Em troca, o governador se compromete a intensificar a construção de sua pré-candidatura nos próximos meses, ampliando articulações com lideranças políticas em todo o país — de vereadores e prefeitos a governadores, parlamentares estaduais e federais.

A meta estabelecida no acordo é clara: atingir ao menos 10% nas intenções de voto até julho de 2026, prazo final para convenções partidárias. Caso esse patamar seja alcançado, Caiado terá a candidatura confirmada com o respaldo de uma federação que, a partir da união entre UB e PP, formará a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 108 parlamentares, e a terceira maior no Senado, com 13 representantes.


Eleições 2026 Política União Brasil PP Federação Pré-Candidatura Ronaldo Caiado Goiás,