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Goiânia, 01/05/25
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Agora, o cálculo é feito com base na média de velocidade entre dois pontos da estrada, e quem estiver acima do limite estabelecido será autuado

Entenda: Novo radar nas rodovias federais goianas multa por trecho

23/04/2025, às 15:14 · Por Redação

 Motoristas que têm o hábito de frear apenas ao se aproximar do radar precisam redobrar a atenção. Um novo tipo de radar já está em funcionamento em rodovias de Goiás e mede a velocidade por trecho, o que significa que não basta reduzir apenas na hora de passar pelo equipamento.

 Agora, o cálculo é feito com base na média de velocidade entre dois pontos da estrada, e quem estiver acima do limite estabelecido será autuado.

Esse sistema é conhecido como radar por trecho ou sistema de fiscalização por tempo de percurso. Ele utiliza duas câmeras com sensores que registram o momento em que o veículo entra e sai de um determinado segmento da via.

A partir do tempo gasto e da distância percorrida, o equipamento calcula a velocidade média. Se ela estiver acima do permitido, a infração é automaticamente gerada.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a medida tem como objetivo aumentar a segurança nas estradas, reduzindo o número de acidentes causados pelo excesso de velocidade.

Além disso, o sistema evita a chamada “freada estratégica”, em que condutores reduzem apenas ao se aproximar dos radares tradicionais e voltam a acelerar logo depois.

Em Goiás, o radar por trecho começou a ser testado em alguns pontos da BR-153 e da BR-060. O DNIT informou que os locais são sinalizados com antecedência, alertando os motoristas sobre o início e o fim da medição.

O limite de velocidade continua sendo o mesmo definido para o trecho da rodovia, e a recomendação é respeitá-lo durante todo o percurso monitorado.

A novidade deve se espalhar para outras regiões do estado nos próximos meses, como parte de um projeto-piloto de monitoramento mais eficaz nas rodovias federais.

 O DNIT também destaca que o uso dessa tecnologia já é comum em países da Europa, como Itália e Espanha, onde houve redução significativa de acidentes após sua implantação.



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