Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Reprodução

Com estrutura comprometida e sinais de desgaste, ponte entre Rianápolis e Nova Glória passará por alargamento e adequações; ANTT autorizou antecipação da nova obra

Após alerta de risco, ponte sobre o Rio das Almas terá obras antecipadas na BR-153

23/04/2025, às 09:27 · Por Redação

A ponte sobre o Rio das Almas, localizada na BR-153 entre Rianápolis e o povoado de Jardim Paulista, em Nova Glória (GO), será reformada com urgência. A estrutura, que integra um dos principais eixos rodoviários do Centro-Oeste, passará por obras de alargamento e modernização para se adequar às normas de segurança atuais. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 22, pela concessionária Ecovias do Araguaia, responsável pelo trecho, ao jornal Opção. 

Em resposta, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou que a construção de uma nova estrutura comece ainda no quarto ano da concessão, antes do prazo previsto no contrato — originalmente, o início estava programado apenas para o quinto ano, com encerramento em outubro de 2025. A decisão vem em meio a crescentes alertas de moradores, motoristas e especialistas sobre os riscos iminentes. 

Há registros de deslocamento no vão central da ponte, vibrações incomuns e sinais visíveis de deterioração. “A ponte já está avisando. O deslocamento no meio do vão e a vibração são sinais claros de que há algo errado. Se não forem tomadas medidas urgentes, o risco de colapso é real”, afirmou o engenheiro civil Rodrigo Carvalho da Mata, doutor em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (USP).

Segundo ele, o cenário lembra o da ponte sobre o Rio Tocantins, que desabou em dezembro de 2024 após anos de sobrecarga e negligência estrutural. A ponte sobre o Rio das Almas foi projetada para um tráfego muito inferior ao atual, o que agrava ainda mais o risco. Além da obra na ponte, o contrato da Ecovias do Araguaia prevê a duplicação de 622 km de rodovias federais sob sua responsabilidade. 

Em Goiás, o início da duplicação de 53,44 km está previsto para os próximos meses, incluindo trechos em Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis. A programação do quarto ano de concessão inclui ainda a construção de dois viadutos, três pontes, quase 30 km de vias marginais, quatro acessos e uma passarela. Nos últimos meses, outras estruturas da região já passaram por melhorias, como as pontes sobre o Córrego Pouso do Meio (BR-153), Rio Baião e Rio Lajinha (BR-414), e Córrego Cancela (BR-080).


Ponte Rio das Almas BR-153 Rianápolis Nova Glória Goiás,