Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Reprodução

Senador Jorge Kajuru, atual vice-líder do governo Lula no Senado, elevou o tom contra o Palácio do Planalto

Kajuru se queixa de isolamento no governo e cobra Lula: “Ou resolve ou acaba tudo”

18/04/2025, às 08:00 · Por Redação

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), atual vice-líder do governo Lula (PT) no Senado, elevou o tom contra o Palácio do Planalto e deixou clara sua insatisfação com o tratamento que vem recebendo por parte da articulação política. Em entrevista à revista Veja, o parlamentar afirmou sentir-se traído pelo governo e ameaçou romper com a base aliada caso sua situação não seja revista. “Ou Lula resolve a situação — que eu não aceito ser inferior a inimigo meu e dele — ou acaba tudo”, declarou.

A crítica de Kajuru é a suposta preferência do governo por adversários políticos, em detrimento de aliados históricos. Um dos alvos da insatisfação é o também senador goiano Vanderlan Cardoso (PSD), que, segundo Kajuru, tem sido mais prestigiado pelo Executivo, apesar de manter postura oposicionista. “Me sinto traído”, disparou.

Ao comentar a repercussão da entrevista em suas redes sociais, o senador foi ainda mais direto: “Não é traição e sim amar e comprar inimigos, aí eu não aceito”, escreveu, num desabafo que evidencia o desgaste entre ele e setores do governo.

Kajuru também alegou estar sendo boicotado por membros do Partido dos Trabalhadores após ter evitado críticas diretas a Jair Bolsonaro (PL), quando o ex-presidente virou réu. “Não comemorei, porque ele nunca me fez mal e sempre me tratou bem. Me atendia na primeira chamada de celular. O Lula nem me atende. Tenho que ligar para o ajudante de ordens”, lamentou.

Na entrevista, o senador citou nominalmente três ministros que, segundo ele, ignoram suas tentativas de contato e não respondem a solicitações: Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes) e Margareth Menezes (Cultura). Para Kajuru, o silêncio dessas autoridades simboliza o distanciamento crescente entre sua atuação parlamentar e a cúpula do governo federal.


Política Senado Palácio do Planalto Jorge Kajuru Lula Distanciamento Goiás,