Matérias
Divulgação
Além dos dados do responsável, o cadastro terá o endereço, a idade, a raça e o histórico de doenças e vacinas
Mais de 1 milhão de cães e gatos goianos terão o direito a RG; documento será único e intransferível
17/04/2025, às 11:09 · Por Redação
O governo federal lança nesta quinta-feira, 17, uma ferramenta que vai funcionar como um "RG Animal" – um cadastro único para cães e gatos domésticos de todo o país. Só em Goiás a projeção é de mais de 1 milhão de pets, 270 mil apenas na capital.
Os dados vão compor um Cadastro Nacional de Animais Domésticos, chamado pelo governo de "Sinpatinhas". O registro será único e intransferível, e vai acompanhar o pet por toda a vida.
O cadastro foi criado por uma lei aprovada em dezembro de 2024 no Congresso Nacional, mas ainda não estava em funcionamento.
Segundo o governo, o registro de cães e gatos será vinculado à plataforma gov.br e gratuito – sem qualquer cobrança para estados, municípios ou para os próprios tutores. ONGs também poderão registrar os animais sob seus cuidados.
Além dos dados do responsável, o cadastro terá o endereço, a idade, a raça e o histórico de doenças e vacinas de cada animal.
O cadastro vai gerar uma carteirinha com a foto do cachorro ou gato – e também um QR Code que pode ser impresso e preso na coleira.
Pets Cão Gato Goiás Goiânia