Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Divulgação

O objetivo real deve ser a implantação da gratuidade universal nos sete dias da semana

Coluna do Pablo Kossa: Anápolis dá um bom primeiro passo no transporte coletivo gratuito

16/04/2025, às 14:52 · Por Pablo Kossa

Ótima a iniciativa de Márcio Corrêa de mandar para a Câmara de Vereadores de Anápolis o projeto de passe livre aos finais de semana e feriados. Não vejo entraves políticos que possam impedir a aprovação no legislativo. Logo, os anapolinos poderão circular de ônibus sem pagar passagem nos dias de folga.

Excelente. Mas ainda um primeiro passo. Dá para ambicionar mais.

O objetivo real deve ser a implantação da gratuidade universal nos sete dias da semana. Isso sim seria uma transformação brutal na qualidade de vida do importante município goiano. E, calcado no que observamos em outras cidades, daria uma bombada considerável na popularidade do prefeito.

A iniciativa não é a pioneira no Brasil. Mais de uma centena de cidades trabalham com algum tipo de política de gratuidade. Em terras goianas, Formosa, Anicuns, Luziânia, Goiás e Aruanã já possuem tal benefício. O que não diminuiu em nada o mérito de Anápolis. Seguir bons exemplos sempre é elogiável.

No Brasil, temos experiências notáveis de sucesso com gratuidade nas passagens. Maricá (RJ) e Vargem Grande Paulista (SP) são sempre citadas. Mas o paradigma de Anápolis deve ser Caucaia (CE). Segundo maior município cearense com cerca de 370 mil habitantes, a cidade tem porte semelhante à goiana.

Estudar como funciona por lá, modelos de financiamento, ganhos sociais atingidos e correções já feitas no programa pode ser útil.   

Transporte coletivo gratuito e de qualidade está longe de ser uma utopia. É factível e com aprovação onde foi aplicado.

Márcio mostrou virtude política ao dar o primeiro passo com o benefício nos dias de folguedo. Que no futuro próximo consiga avançar para a semana cheia. E que os demais prefeitos goianos sigam seu exemplo.

Pegou a visão aí, Sandro Mabel?


Anápolis Márcio Correa Prefeitura de Anápolis Pablo Kossa Coluna Transporte Coletivo Gratuidade