Matérias
Divulgação
Pedro Chaves assumirá mandato
Vanderlan Cardoso deve tirar licença no próximo mês
16/04/2025, às 10:02 · Por Redação
O senador Vanderlan Cardoso (PSD) anunciou que pretende se licenciar do mandato no Senado Federal a partir do próximo mês. A declaração foi feita durante um jantar político realizado na noite de segunda-feira (14), em Goiânia, promovido pelo deputado federal José Nelto (União Brasil) com a presença de prefeitos aliados. Com o afastamento, assume o suplente Pedro Chaves (MDB).
Embora a movimentação ocorra em meio a uma reaproximação política entre Vanderlan e o presidente estadual do MDB, o vice-governador Daniel Vilela, o senador nega que a licença seja um gesto de aproximação visando uma composição de chapa. “O gesto maior seria ao próprio Pedro Chaves”, disse.
Nos bastidores, no entanto, a licença pode ser interpretada como parte de um xadrez político que visa 2026, ano em que duas vagas ao Senado estarão em disputa. Durante o mesmo evento, José Nelto declarou que articula uma chapa com Daniel Vilela como candidato ao governo de Goiás, tendo a primeira-dama Gracinha Caiado e o próprio Vanderlan como postulantes ao Senado.
Esta será a terceira tentativa de Vanderlan de se afastar temporariamente do cargo. Nas ocasiões anteriores, o senador permaneceu ativo: primeiro para apoiar a adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e, depois, para atuar na tramitação da reforma tributária enquanto presidia a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
“Agora, estou me preparando para tirar essa licença a partir do mês que entra. Assumi a vice-presidência da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], mas conversei com os senadores Otto Alencar e Omar Aziz, meu líder, para tirar a licença. Pedro Chaves é um parlamentar experimentado. Não é figurante e tem me ajudado nesse período”, afirmou Vanderlan.
Nos próximos meses, a movimentação de Vanderlan e aliados será observada de perto por partidos interessados em compor alianças estratégicas para as eleições de 2026.
Vanderlan Cardoso Pedro Chaves Senado Federal Licença