Matérias
Ingryd Oliveira - ACG
Presidente do Atlético Goianiense, Adson Batista, entra no radar de lideranças partidárias e pode integrar futura ‘bancada do futebol’ no Congresso
Adson Batista é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026
15/04/2025, às 10:16 · Por Redação
O presidente do Atlético Goianiense, Adson Batista, tem sido sondado para uma possível candidatura à Câmara dos Deputados em 2026. A informação, divulgada pela BandNews, revela que Adson foi procurado por uma liderança nacional de partido político interessada em lançar seu nome ao pleito federal por Goiás.
A ideia é fortalecer a chamada “bancada do futebol”, grupo que ganharia peso político com nomes ligados ao esporte. Segundo interlocutores, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode ser uma aliada estratégica nesse movimento. A relação próxima entre Adson Batista e o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, reforça a viabilidade da candidatura. “Adson já teve muitos pleitos atendidos pela CBF e possui trânsito livre entre as lideranças do futebol nacional”, pontuou uma fonte ligada ao clube ao portal Folha Z.
Natural de Inhumas, no interior goiano, Adson Batista tem forte apelo eleitoral na região. Ele é reconhecido como o principal responsável pela reestruturação do Atlético Goianiense nos últimos anos, tirando o clube do ostracismo e recolocando o Dragão entre os protagonistas do futebol nacional.
Para o conselheiro do clube e ex-deputado estadual Henrique Arantes, a candidatura de Adson pode representar um novo fôlego para o esporte no Congresso. “Seria uma candidatura interessante, pelo propósito de fortalecer o futebol brasileiro, em especial o futebol goiano, e representar a bancada do futebol no Congresso”, afirmou.
A eventual entrada de Adson na política reforçaria uma tradição da cúpula do Atlético Goianiense, onde vários nomes já transitam entre os gramados e os gabinetes. O vice-presidente do clube, Valdivino Oliveira, foi deputado federal e atualmente ocupa a Secretaria de Finanças de Goiânia. Já o presidente do Conselho de Administração, Jovair Arantes, exerceu mandato na Câmara Federal por mais de uma década e liderou a bancada goiana em Brasília. Ele também ocupou cargos estratégicos na Prefeitura da capital.
Completam a lista de dirigentes com atuação política nomes como o ex-prefeito de Goiânia Rogério Cruz, o vereador Coronel Urzêda e os ex-secretários municipais Zander Fábio e José Alves Firmino.
Política Esporte Bancada do Futebol Câmara dos Deputados Adson Batista Atlético Goianiense Goiás,