Matérias
Divulgação - Secom Goiânia
Microrrevestimento asfáltico é aplicado em pavimentos ainda não colapsados
Prefeitura de Goiânia investe em microrrevestimento asfáltico para prolongar vida útil das vias
15/04/2025, às 09:40 · Por Redação
A Prefeitura de Goiânia iniciou um novo método de manutenção da malha viária que promete maior durabilidade e economia para os cofres públicos. Trata-se do microrrevestimento asfáltico, técnica que será aplicada em ruas e avenidas com trincas superficiais, com o objetivo de estender a vida útil do pavimento em até três anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), a aplicação ocorre em duas etapas, utilizando uma emulsão polimerizada com elastano — uma espécie de “lama asfáltica” — que sela microfissuras e evita a penetração de água, prevenindo a formação de buracos. A solução, além de ser mais econômica, permite a recuperação de trechos onde o asfalto ainda está em boas condições, evitando o recapeamento completo.
“A técnica proporciona uma camada fina, porém altamente eficiente, devolvendo flexibilidade ao asfalto após o serviço de tapa-buracos e garantindo maior resistência ao tráfego”, explicou a Seinfra. Para aplicação, a via precisa ser interditada por cerca de duas horas entre as camadas, de 1,2 cm e 0,8 cm.
Diferente da fresagem tradicional — em que todo o asfalto é removido e substituído por nova camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) —, o microrrevestimento é indicado para vias menos danificadas. Assim, o recapeamento convencional continuará sendo realizado nos pontos mais comprometidos, enquanto os demais serão preservados com essa nova abordagem.
Nesta primeira fase, 9.555 metros de vias receberão o tratamento. Estão incluídas as ruas Cascavel, Dos Duartes e Encanto, na Vila Santa Rita; Anicuns, Planaltina, Buriti Alegre, Aristides Bibiano Carvalho e Castelo Grande, no Bairro Industrial Mooca; e diversas vias na Cidade Jardim, como Felismino Viana, Mário Ferreira, Cônego Luiz Vieira e Couto Magalhães.
Outras ruas contempladas incluem a Pirenópolis (Vila Mooca), Crixás (Nossa Senhora de Fátima), Langedofer (Vila Canaã), além de Oscar Campos, José de Alencar, Santa Helena, C-2 a C-5, Viela B e C-7.
Manutenção Malha Viária Microrrevestimento Asfáltico Infraestrutura Prefeitura de Goiânia Goiás,