Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Reprodução

Líderes do movimento dos ambulantes, Ana Paula Barbosa de Oliveira e Lidiane Peres Leão são servidoras da Câmara Municipal de Goiânia

Líderes do movimento de ambulantes da Região da 44 têm cargos na Câmara Municipal

12/04/2025, às 09:53 · Por Redação

Conhecidas por promover protestos efusivos contra as ações de reorganização da Região da 44, as líderes do movimento dos ambulantes, Ana Paula Barbosa de Oliveira e Lidiane Peres Leão são servidoras da Câmara Municipal de Goiânia e estão lotadas em gabinetes de vereadores. Ambas se destacaram nos protestos dos camelôs contra a decisão da Prefeitura de Goiânia de realocá-los nas galerias da região, ou na Feira Hippie, como forma de organizar a região e cumprir o Código de Posturas do muncípio.

Ana Paula recebe cerca de R$ 8,5 mil mensais como assessora parlamentar, com carga horária de 30 horas semanais. Já Lidiane Peres Leão Freitas tem vencimento aproximado de R$ 1,4 mil, com a mesma carga horária. Ambas foram nomeadas por portarias da Câmara Municipal de Goiânia do dia 16 de janeiro de 2025, retroativo à 1º. de janeiro, e publicadas no dia 6 de fevereiro.

As duas servidoras vêm coordenando manifestações marcadas por bastante agitação. Na mais recente, realizada na Câmara Municipal, o ato contou com a participação tanto do público presente no plenário quanto de manifestantes do lado de fora. O principal objetivo foi pressionar os vereadores a se manifestarem sobre as recentes ações da Prefeitura de Goiânia, que culminaram na retirada dos vendedores da região.

No dia 30 de março, a Prefeitura de Goiânia começou o processo de realocação dos ambulantes. A administração deu duas opções para que os ambulantes pudessem se regularizar, respeitando a concorrência local e o Código de Posturas do município – se mudarem para as galerias, inicialmente pagando apenas o condomínio, com vagas disponíveis inclusive em grandes centros, como o Mega Modas e o Shopping Vitória, ou irem para a Feira Hippie, com a disponibilização de 1.200 vagas.

A reorganização da Região da 44, com a regularização dos ambulantes, faz parte do programa de revitalização do Centro de Goiânia. Após o reordenamento, comerciantes da região contam que estão vendo um fluxo 30% maior de visitantes e consumidores, além do aumento de até 40% nas vendas.

Outro lado
Ao jornal Opção, a servidora Ana Paula confirmou que não está mais na liderança do movimento dos camelôs da região da 44. Lidiane também confirmou a informação e explicou que a decisão de ambas deixarem a coordenação foi motivada pela falta de acordo. “O deputado Gugu Nader conversou com o prefeito Sandro Mabel e disse que, assim que ele retornar de viagem, receberá os novos representantes dos camelôs”, declarou Ana Paula.


Ambulantes Ana Paula Barbosa de Oliveira Lidiane Peres Leão Região 44 Goiânia Goiás,