Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Reprodução

Esculturas tombadas, duas do século 18, foram repintadas sem autorização e estão em estado precário, aponta vistoria técnica do Iphan

Iphan confirma alterações irregulares em imagens sacras da Matriz de Pirenópolis

11/04/2025, às 10:52 · Por Redação

Três imagens sacras da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis (GO), passaram por intervenções irregulares e estão em condição de conservação precária, segundo relatório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A vistoria confirmou modificações em esculturas tombadas, incluindo repintura e alterações estruturais, sem respaldo técnico.

Entre as obras avaliadas, está a imagem de Nossa Senhora das Dores, do século 18, que motivou denúncias de moradores e devotos desde a semana passada. A perita Virgynia Corradi Lopes da Silva, do Departamento de Patrimônio Material do Iphan, afirmou que a escultura apresenta “danos significativos”, como rachaduras na madeira e repintura que encobre a policromia original. “Esses fatores evidenciam a necessidade de uma intervenção especializada e criteriosa para evitar o agravamento dos danos”, ressaltou ao jornal O Popular.

Além da santa, as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora do Rosário também foram inspecionadas e apresentaram problemas. A primeira teve áreas de sangue redesenhadas com massa rugosa e repintura nas chagas. Já a segunda, embora não tenha sido repintada, sofre com acúmulo de sujeira, desgaste pela luz e perdas em detalhes como dedos e a coroa.

A perita destacou que intervenções anteriores “incompatíveis com os princípios da conservação” prejudicaram a leitura histórica e estética das peças. Mesmo assim, Virgynia afirma que os danos são reversíveis com restauração técnica adequada.

Embora o Iphan ainda não tenha divulgado o laudo final, o documento técnico indica que as imagens podem ser recuperadas. Por respeito à sensibilidade da comunidade religiosa, as fotos feitas durante a vistoria foram classificadas como restritas. Apesar da polêmica, a imagem de Nossa Senhora das Dores segue prevista para participar das procissões da Semana Santa em Pirenópolis nesta sexta-feira, 11, e domingo, 13.


Cidade Imagem Descaracterização Nossa Senhora das Dores Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário Centro Histórico de Pirenópolis Goiás,