P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 02/08/25
Matérias
Reprodução

Terminal Praça A, no Setor Campinas, em Goiânia, entra oficialmente, a partir deste sábado, 12, em reforma

Terminal Praça A entra em reforma e operação provisória começa neste sábado, 12

11/04/2025, às 10:39 · Por Redação

O Terminal Praça A, no Setor Campinas, em Goiânia, entra oficialmente, a partir deste sábado, 12, em reforma e os usuários do transporte coletivo da região deverão utilizar uma estrutura provisória montada na Avenida Anhanguera, em frente ao Teatro da FacUnicamps, a cerca de 350 metros do terminal original. A intervenção faz parte do projeto de modernização de todos os terminais que integram o Eixo Anhanguera, que deverá ser concluído até o dia 30 de dezembro.

Simultaneamente, a reforma do Terminal Padre Pelágio também será iniciada neste mês. Diferente do Praça A, onde uma estrutura temporária foi viabilizada por conta da localização central e do grande fluxo de passageiros, no Pelágio não haverá terminal provisório. O modelo adotado será o mesmo aplicado no Terminal Novo Mundo, cuja reforma, realizada sem estrutura alternativa, gerou críticas de usuários.

No caso do Praça A, conforme o jornal O Popular, a estratégia lembra a adotada no Terminal Praça da Bíblia, em obras desde setembro do ano passado, com entrega prevista para o mesmo mês em 2025. Ali, parte das baias provisórias foi montada na própria praça e outras distribuídas em ruas próximas.

No novo ponto provisório da Praça A, as três primeiras baias no sentido Padre Pelágio-Centro serão destinadas exclusivamente ao desembarque, exceto para as linhas do Eixo Anhanguera. As demais linhas terão baias específicas com sinalização para embarque. Os embarques e desembarques das linhas do Eixo Anhanguera serão feitos na Estação Hemocentro, próxima ao terminal provisório. Exceções são as linhas 113 e 118, que farão embarque em estrutura do outro lado da Avenida Anhanguera.

Para viabilizar as mudanças, o trânsito na região também será alterado. Um trecho da Rua 220, no Setor Coimbra, ficará interditado até o fim da obra. O espaço será usado para manobras dos ônibus que deixarão o terminal provisório rumo à Avenida 24 de Outubro. Linhas como 011, 015, 171, 401, 403, 911, 915 e 938 farão contorno pela Praça A e seguirão pela Rua 210. Já as linhas 023, 176, 400 e 403 seguirão pela Avenida Independência. Os ônibus do Eixo Anhanguera circularão fora do corredor exclusivo por um pequeno trecho da Avenida Anhanguera, dividindo espaço com os demais veículos. Por isso, será proibido estacionar na via entre os cruzamentos com a Rua José Bonifácio e a Avenida Perimetral.

Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), responsável pela fiscalização das intervenções, os terminais Praça A e Padre Pelágio são os últimos dos seis do Eixo Leste-Oeste a entrarem em reforma. O Terminal Novo Mundo já foi entregue reformado. As obras no Terminal Dergo começaram em março e também têm entrega prevista para dezembro. “Ambos os terminais estão cumprindo o cronograma previsto, ou seja, sem atrasos”, garantiu a CMTC.

O presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), Adriano da Rocha Lima, destacou a eficiência do modelo adotado, que envolve convênio com o consórcio das empresas concessionárias do sistema. “É engano achar que licitação leva a ganhos menores, porque, na maioria dos casos, praticam preços maiores. No caso do transporte, temos um modelo de governança, com fiscalização interna e externa, com segurança jurídica e fundo garantidor. Conseguimos preços melhores e agilidade”, explicou ao O Popular.

Rocha Lima reforçou que as obras do sistema estão dentro do cronograma, com possíveis variações semanais, mas sem impacto no planejamento da nova rede. “Será entregue um Eixo Anhanguera novo e reformado ao usuário a partir de dezembro”, afirmou. Ele ainda comentou sobre a importância da participação da Prefeitura de Goiânia para ações complementares. “Há intenção de revitalizar a região central, incluindo a retirada daquele gradil. Mas sabemos da dificuldade financeira atual da Prefeitura também”, disse.

Das 19 estações ao longo do Eixo Anhanguera, 13 já foram reformadas e entregues. As três próximas serão inauguradas no início de maio, e as últimas três devem ser concluídas em agosto. A CMTC garantiu que todas as estações estão dentro do prazo estabelecido.


Obras Reforma Terminal Praça A CMTC CDTC Goiânia Goiás,