Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Divulgação - Secom Goiás

Goiás registra 33,1% dos alunos do ensino fundamental e médio em jornada ampliada; destaque vai para as creches, com mais de dois terços das crianças em tempo integral

Educação em tempo integral avança em Goiás, aponta Censo Escolar 2024

10/04/2025, às 10:09 · Por Redação

Goiás vem ampliando a presença de estudantes em escolas de tempo integral, especialmente nas etapas iniciais da educação básica. Segundo dados do Censo Escolar 2024, divulgados nesta quarta-feira, 9, pelo Ministério da Educação (MEC), 33,1% dos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estão matriculados em unidades com jornada ampliada. O índice se destaca no cenário nacional, especialmente quando se observa que 67,5% das crianças goianas frequentam creches em tempo integral.

A realidade, no entanto, muda drasticamente na pré-escola: apenas 11,9% dos alunos dessa faixa etária estão em jornada integral. No ensino fundamental, cerca de 13% das matrículas são em tempo integral, enquanto no ensino médio o índice chega a 20%. Durante a apresentação dos dados, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a reversão de uma tendência preocupante: a queda nas matrículas na educação básica após a pandemia de covid-19. “Neste ano não caímos, e até crescemos. Então, é uma tendência importante”, afirmou.

O levantamento aponta que o número total de matrículas no ensino médio no país cresceu 1,5% em relação ao ano anterior, alcançando 7,8 milhões de alunos nas redes públicas e privadas. Para o MEC, esse crescimento pode estar relacionado a programas de incentivo à permanência dos estudantes, como o Pé-de-Meia — política de transferência de renda voltada a jovens do ensino médio inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

De acordo com Camilo Santana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará estudos para medir o impacto do Pé-de-Meia na retenção e conclusão escolar. Os dados das redes estaduais, que devem ser enviados até maio, serão fundamentais para essa análise.

Outros dados revelados pelo Censo Escolar mostram que o ensino médio brasileiro continua sendo essencialmente urbano: 94,5% das matrículas estão em escolas localizadas em áreas urbanas. A rede estadual é, de longe, a principal responsável por essa etapa da educação, reunindo 6,5 milhões de estudantes — o que representa 83,1% do total. As redes federais concentram apenas 3,1% das matrículas, somando cerca de 243,6 mil alunos.

Além disso, o levantamento revela que o ensino médio é a única etapa da educação básica com um número significativo de alunos no período noturno. Dos 8 milhões de matriculados, 1,4 milhão — ou 17,5% — estudam à noite. A taxa de frequência escolar entre adolescentes de 15 a 17 anos também foi destacada. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2024, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que 93,4% dessa faixa etária estão frequentando a escola.


Educação Censo Escolar MEC Governo de Goiás,