Matérias
Divulgação
Certificação reconhece a excelência da unidade como único hospital municipal do Centro-Oeste certificado neste ano
UTI do Hospital Municipal de Aparecida é premiada com Selo Top Performer 2025
10/04/2025, às 09:27 · Por Redação
A UTI do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade construída e mantida pela prefeitura e gerida pelo Einstein, foi premiada com o selo Top Performer 2025. O reconhecimento é concedido anualmente pela Epimed em parceria com a Associação Brasileira de Medicina Intensiva a hospitais que demonstram excelência no cuidado de pacientes em estado crítico. A análise considera indicadores assistenciais como mortalidade, infecção, tempo de permanência e utilização adequada de recursos de mais de 800 hospitais que, juntos, ofertam mais de 20 mil leitos de UTI no país.
O selo, além de destacar a segurança, eficiência e qualidade do atendimento prestado, coloca o HMAP como referência não apenas em Goiás, mas também em todo o país, já que apenas 25 hospitais públicos brasileiros conseguiram o título este ano. O HMAP foi o único hospital municipal a receber a premiação no Centro-Oeste e figura entre os dois hospitais públicos de Goiás certificados, ao lado do CRER.
A certificação leva em conta uma série de indicadores que medem o desempenho real das UTIs, ajustado ao perfil dos pacientes atendidos. Um dos parâmetros utilizados é a Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP), que compara o número de mortes esperadas com o número de mortes reais, levando em conta a gravidade dos pacientes. No HMAP, essa taxa é de 0,91%, um índice melhor que 52% de todos os hospitais monitorados pela Epimed. Outro parâmetro é a Taxa de Utilização de Recursos Padronizada (TURP), que avalia se a UTI faz um uso adequado dos recursos disponíveis (nem em excesso, nem de forma insuficiente). No HMAP, o índice é de 0,65, melhor que 86% das unidades monitoradas em âmbito público e privado. A mensuração é feita a partir de dados referentes aos meses entre janeiro e dezembro de 2024.
O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, considera a obtenção do selo uma grande conquista para a rede municipal. “Essa certificação reconhece o esforço da gestão pública do município para garantir à população serviços de saúde de excelência, comparáveis aos das melhores instituições privadas. O Top Performer aponta o trabalho desenvolvido em Aparecida que prioriza o cuidado com a vida e o processo contínuo de aprimoramento em todos os níveis”, afirma.
Já a coordenadora médica da SMS, Kátia Bomfim, reforça a importância da certificação e de todos os envolvidos nessa conquista. “Esse prêmio é o reflexo do esforço conjunto da equipe da secretaria em parceria com o Einstein para qualificar a assistência crítica. Mesmo diante dos desafios da gestão pública, conseguimos implementar práticas baseadas em evidências e indicadores que garantem a segurança e a eficiência no atendimento”, diz.
O diretor médico do HMAP, Pedro Vieira, celebra a premiação, que se soma a outros importantes indicadores de qualidade já obtidos na unidade desde o início da gestão Einstein. “A qualidade e a segurança no atendimento são levadas muito a sério por toda a nossa equipe. Por isso, seguimos protocolos rígidos que buscam garantir que a experiência de cuidado vá além do aspecto clínico, promovendo não só bons desfechos, mas qualidade de vida aos pacientes”, destaca. “Cada nova conquista que evidencia este compromisso nos orgulha e mostra que estamos no caminho certo”, comemora.
HMAP Top Performance Selo