Matérias
Alex Malheiros
Motoristas podem ganhar até 30% de tempo na viagem com as melhorias realizadas nos dois corredores
Onda verde é inaugurada nas avenidas Castelo Branco e Jamel Cecílio em Goiânia
10/04/2025, às 09:16 · Por Redação
A Prefeitura de Goiânia inaugurou nesta quarta-feira, 9, a chamada onda verde nos corredores viários das avenidas Castelo Branco–Mutirão e Jamel Cecílio–136. A medida visa otimizar o fluxo de veículos por meio da sincronização dos semáforos, o que pode reduzir em até 30% o tempo total de deslocamento dos motoristas nessas regiões da cidade.
Segundo a administração municipal, os novos semáforos inteligentes são equipados com chip e nobreak, garantindo funcionamento contínuo mesmo em caso de queda de energia. A iniciativa faz parte do Plano Nova Mobilidade, lançado em fevereiro, que pretende reestruturar o trânsito da capital e entregar 26 corredores com sincronização semafórica.
“Estamos entregando, nos nossos 100 primeiros dias, aquilo que prometemos: corredores sincronizados. E já começamos pelos principais: Castelo Branco–Mutirão”, afirmou o prefeito Sandro Mabel durante a entrega da obra.
Além da sincronização, os corredores também receberam uma terceira faixa de rolamento, nova sinalização vertical e horizontal, e adequações geométricas para facilitar conversões e reduzir gargalos no tráfego. Na Avenida Castelo Branco, por exemplo, foi construída uma nova alça de acesso à Marginal Cascavel, eliminando a conversão à esquerda na Rua Jaraguá — antes um dos principais pontos de retenção da via.
As mudanças também contemplam o transporte público. De acordo com o prefeito, a ideia é permitir que os ônibus convencionais e BRTs se beneficiem da onda verde para trafegar com mais rapidez e regularidade. “Queremos que os ônibus circulem com mais velocidade. Eles não vão parar em todo cruzamento. Pegam uma onda verde e seguem. As pessoas vão perceber que andar de ônibus é bom”, destacou Mabel, acrescentando que a cidade está sendo redesenhada para priorizar o transporte coletivo.
Planejamento
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, explicou que a implementação das mudanças foi precedida por estudos técnicos detalhados. “Fizemos contagem de veículos, avaliação do tráfego, análise dos tempos semafóricos. Retiramos estacionamentos, obstáculos e conversões à esquerda. Agora temos uma programação diferenciada conforme o horário, com semáforos sincronizados e tempos maiores”, detalhou.
Para compensar a retirada de vagas de estacionamento nas vias principais, foram criadas 500 novas vagas em ruas paralelas à Avenida Castelo Branco. Já na Jamel Cecílio, a prefeitura, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e comerciantes locais, iniciou a construção de bolsões de estacionamento nas calçadas, que irão adicionar mais 30 vagas.
Monitoramento
Todas as alterações estão sendo monitoradas em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe imagens de câmeras distribuídas pelos principais pontos da cidade. Atualmente, Goiânia conta com 20 radares fixos e 12 câmeras PTZ. A previsão é que esse número aumente para 65 radares e 24 câmeras até o fim de abril, com ampliação prevista para 280 radares e 100 câmeras até o fim do projeto, além de quatro radares móveis para apoio às operações.
Transito Mobilidade Fiscaliação Onda Verde SET Sandro Mabel Prefeitura de Goiânia Goiás,