Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
André Saddi

Com imunizante trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 e Influenza B, campanha mira público prioritário em meio ao aumento de casos de síndrome respiratória grave

Campanha de vacinação contra a gripe é intensificada em Goiânia e Aparecida: veja onde se imunizar

08/04/2025, às 10:10 · Por Redação

A campanha de vacinação contra a gripe já está em andamento em Goiás, com foco nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O objetivo é vacinar pelo menos 90% do público-alvo em todo o estado, utilizando o imunizante trivalente que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A aplicação é feita em dose única, com reforço anual, e está disponível em 14 salas de vacinação em Goiânia e 37 unidades em Aparecida de Goiânia.

Em Goiânia, a imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. Algumas unidades, no entanto, também funcionam aos fins de semana e feriados. Confira os locais:

Goiânia
- Distrito Norte: CIAMS Urias Magalhães (também aos finais de semana e feriados), CSF Jardim Guanabara I
- Distrito Noroeste: USF Alto do Vale, USF São Carlos
- Distrito Sul: Centro Municipal de Vacinação (CMV) e UPA Jardim América (ambos com atendimento nos fins de semana e feriados)
- Distrito Leste: UPA Chácara do Governador, UPA Novo Mundo
- Distrito Oeste: USF Vera Cruz II, Cais Bairro Goiá
- Distrito Campinas-Centro: CSF Leste Universitário, CS Crimeia Leste
- Distrito Sudoeste: Ciams Novo Horizonte (somente dias úteis), CS Vila Boa

Aparecida de Goiânia
Na cidade vizinha, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e das 7h30 às 18h30 na Central de Imunização. Aos sábados, apenas a Central funciona, das 7h30 às 13h. Não há atendimento em feriados e pontos facultativos.

As 37 unidades disponíveis incluem: UBS Andrade Reis, Bairro Cardoso, Bairro Ilda, Colina Azul, Cruzeiro do Sul, Independência Mansões, Jardim Florença, Jardim Riviera, Jardim Tiradentes, Mansões Paraíso, Papillon Park, Pontal Sul 2, Veiga Jardim, Alto Paraíso, Anhambi, Bairro Independência, Bandeirantes, Boa Esperança, Buriti Sereno, Campos Elíseos, Caraíbas, Garavelo Park, Jardim dos Ipês, Madre Germana, Delfiore, Cândido de Queiroz, Expansul, Jardim Bela Vista, Jardim dos Buritis, Jardim Olímpico, Jardim Paraíso, Parque Trindade, Rosa dos Ventos, Santa Luzia, Santo André, São Pedro e a Central de Imunização.

Quem deve se vacinar?
Fazem parte do grupo prioritário:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Idosos com 60 anos ou mais
- Gestantes e puérperas
- Povos indígenas
- Profissionais da saúde, educação, forças de segurança e salvamento, forças armadas, transporte coletivo, correios, caminhoneiros e portuários
- Pessoas com deficiência permanente ou com doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais
- Funcionários do sistema prisional e jovens sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade

Sinal de alerta: casos de Srag em alta
A mobilização acontece em um momento de atenção redobrada da saúde pública em Goiás. O estado tem registrado aumento significativo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que compreende quadros gripais que evoluem com comprometimento pulmonar. Entre os agentes mais frequentes estão o coronavírus, Influenza, vírus sincicial respiratório (VSR), rinovírus e adenovírus.


Saúde Vacinação Gripe Influenza SES Goiânia Aparecida de Goiânia Goiás,