Poder Goiás


Goiânia, 02/07/25
Matérias
Divulgação

Na 22ª edição, a maior feira do Centro-Oeste amplia ações ambientais, promove práticas sustentáveis e espera superar recordes de público e negócios no setor agropecuário

Tecnoshow deve gerar mais de R$ 10 bilhões em negócios

07/04/2025, às 09:51 · Por Redação

O agronegócio é a espinha dorsal da economia de Goiás. O setor é responsável por impulsionar o desenvolvimento do estado, garantindo sua posição de destaque no cenário nacional. No ano passado, o agronegócio encerrou a temporada com resultados expressivos em uma série de cadeias produtivas, o que é um reflexo do aumento nas exportações, ampliação dos mercados internacionais e valorização de commodities.

Mas muito além da produtividade, a atenção do estado também se volta para uma questão fundamental: a da sustentabilidade. Diante dos desafios climáticos e da crescente demanda por práticas responsáveis, essa viabilidade se tornou um dos pilares para o futuro do setor.

O equilíbrio entre a produção e a conservação já é algo essencial para garantir que as próximas gerações possam usufruir dos recursos naturais sem comprometer a produtividade e a competitividade do agro goiano. Hoje, iniciativas como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o plantio direto, a recuperação de pastagens degradadas e o uso eficiente da água são exemplos de como o estado vem avançando na construção de um modelo agrícola mais sustentável.

Estrutura do evento

Assim como em 2024, a feira de 2025 será 100% comercializada e terá 695 expositores, contando com a ampliação dos espaços de convivência, expansão da área gramada e melhorias na segurança. De acordo com a organização da Tecnoshow, a expectativa é que o evento receba mais de 150 mil visitantes, um aumento de 10% em relação à edição anterior. A comercialização também deve crescer: os números devem aumentar em 5%, chegando a cerca de R$ 10 bilhões de reais.

O cenário positivo está especialmente atrelado aos bons resultados da última safra do estado. Novos levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentam boas projeções para as principais cadeias produtivas goianas na safra 2024/25: os dados apontam crescimento de 14,2% na produção total de grãos, chegando a 34,5 milhões de toneladas, com destaque para soja, milho e feijão.

A área de Pecuária também não fica para trás, e a Tecnoshow deve explorar suas possibilidades com uma exposição de cerca de 800 animais, incluindo bovinos de corte e leite, equinos, peixes, muares e até mesmo cães pastores. Estão previstas também palestras sobre saúde animal, nutrição e manejo das diferentes espécies, bem como apresentações sobre novas tecnologias da área.


Tecnoshow 2025 Agronegócio
P U B L I C I D A D E