Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Divulgação - União Brasil

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, adapta bordão sobre combate ao crime e diz que pretende levar modelo goiano à esfera nacional

Caiado lança pré-candidatura com foco na segurança

05/04/2025, às 11:23 · Por Redação

Em um evento marcado por discursos inflamados e forte presença de lideranças políticas, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lançou nesta sexta-feira, 4, em Salvador, sua pré-candidatura à Presidência da República. A segurança pública, uma das bandeiras de sua gestão estadual, foi o eixo central do discurso, com o goiano adaptando seu conhecido bordão para o cenário nacional: “Se eu chegar no governo, na presidência da República, vocês podem ter certeza que bandido vai ser na cadeia ou fora do Brasil”.

Caiado, que já usava a frase “ou bandido muda de profissão ou muda de estado” desde seu primeiro mandato, voltou a prometer uma postura rígida contra o crime. Em pelo menos três trechos do pronunciamento, ele defendeu aplicar em todo o país o modelo de segurança adotado em Goiás. E aproveitou para alfinetar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): “Isso só existe num país em que o governo é complacente com o crime. Essa é a realidade”.

O governador citou diretamente Lula ao lembrar uma reunião no início do ano sobre a criação de um Sistema Nacional de Segurança Pública. “Caiado já desmascarou o presidente Lula na frente dele, dizendo: ‘Você quer tirar as prerrogativas dos estados. Isso é presente para os faccionados’. Lá de Brasília ele acha que o iluminado vai saber como é que acontece a criminalidade na Bahia”, disparou.

Caiado discursou diante de uma multidão composta majoritariamente por aliados de Goiás e da Bahia. Entre os presentes estavam o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o ex-prefeito ACM Neto, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), a primeira-dama Gracinha Caiado, as filhas do governador e nomes de peso do Congresso, como os senadores Sérgio Moro (UB-PR) e Vanderlan Cardoso (PSD).

A organização do evento calculou a presença de cerca de 200 prefeitos, com destaque para Sandro Mabel (Goiânia), Leandro Vilela (Aparecida de Goiânia), Paulinho Freire (Natal) e Sheila Lemos (Vitória da Conquista), todos do União Brasil. Mas o número elevado de políticos no palco acabou dificultando a visualização do público para o telão onde aparecia o slogan da pré-campanha: “Coragem para endireitar o Brasil”.

Sérgio Moro, ex-ministro da Justiça, reforçou a temática da segurança ao citar episódios recentes de violência no Brasil e elogiou o perfil de Caiado: “O governador tem um discurso firme contra a criminalidade. É isso que a gente está precisando agora, para estes quatro anos, a partir de 2027. E hoje é o dia que a Bahia virou Goiás e Goiás virou a Bahia”.

Além da segurança, Caiado também partiu para o confronto com o presidente Lula ao falar sobre economia. Criticou a taxa básica de juros, o modelo de empréstimo consignado atrelado ao FGTS e a falta de diálogo com a nova classe média empreendedora. “Pelo amor de Deus, Lula, cê não dá conta de governar. Deixa a gente chegar lá, tomar conta deste país, e voltar a botar comida no prato do cidadão”, disse. E completou: “O governo Lula não tem plano de governo”.

O governador afirmou querer promover a união dos brasileiros. “Queremos construir a paz em nosso país e a convivência harmônica dos brasileiros, governar para o bem da população”. E encerrou com uma frase de forte tom simbólico: “O Caiado acabou de atravessar o Rubicão. Não tem volta. Agora é chegar no Palácio do Planalto, se Deus quiser. Quatro de outubro de 2026. Arrocha Brasil”.


Política Eleições 2026 Corrida Presidencial Ronaldo Caiado Goiás,