Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Para a vacinação assistida, o produtor deve procurar o escritório da Agência na cidade em que está registrada sua propriedade

Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa cobre 99,4% do gado em Goiás

03/01/2020, às 07:37 · Por Pedro Lopes

O Governo de Goiás divulgou os dados finais da campanha de vacinação contra febre aftosa relativa à segunda etapa realizado em novembro último por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). O levantamento foi enviado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O índice de bovinos vacinados chegou a 99,4%, totalizando 9.698.398 cabeças de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses vacinados.  As informações são do Sistema de Defesa Agropecuária do Estado de Goiás (Sidago), consolidadas pela Agrodefesa.

Segundo o presidente da Agrodefesa, José Essado, os resultados são positivos já que o índice de vacinados quase atingiu a totalidade existente. Tal resultado é positivo pois representanta proatividade por parte dos pecuaristas. 

Já no caso dos inadimplentes, que não vacinaram ou deixaram de declarar a vacinação, estarão sujeitos às fiscalizações da Agrodefesa, cujo objetivo é cobrir 100% das vacinações de rebanhos. 

Os produtores que não vacinaram nem apresentaram as declarações serão autuados conforme previsto na legislação. O produtor inadimplente será multado em R$ 7,00 por cabeça de animal, além de ser submetido a fazer vacinação assistida do gado por técnicos da Agrodefesa.

Para a vacinação assistida, o produtor deve procurar o escritório da Agência  na cidade em que está registrada sua propriedade. Lá, ele irá requerer vacinação e autorização para compra da vacina.



Febre aftosa Gado Rebanho Vacinação
P U B L I C I D A D E