Matérias
Reprodução
Empresários bancam recuos nas calçadas após restrição imposta pela Prefeitura para garantir comodidade aos clientes
Comércio na Jamel Cecílio investe em estacionamentos para minimizar impactos da proibição
04/04/2025, às 09:34 · Por Redação
Com a recente proibição de estacionamento ao longo das avenidas Jamel Cecílio e 136, comerciantes da região decidiram agir por conta própria para evitar prejuízos. Para atender os clientes, estão investindo na construção de bolsões de estacionamento, com recuos nas calçadas, uma alternativa viabilizada por meio de um acordo com a Prefeitura de Goiânia. Embora as placas de "proibido parar e estacionar" já estejam instaladas, a aplicação de multas ainda não foi iniciada, enquanto a gestão municipal finaliza os ajustes para a implantação da Área Azul. As informações são do jornal O Popular.
A medida faz parte do Programa de Desobstrução das Vias Arteriais, lançado pela administração de Sandro Mabel (União Brasil), que prevê a liberação da terceira faixa para ônibus e motos em dez corredores viários da cidade. O primeiro a ser impactado foi o eixo Jamel Cecílio/136, onde a restrição causou preocupação entre lojistas, que temiam queda nas vendas. Para evitar maiores danos, muitos decidiram investir na construção dos recuos, seguindo o modelo adotado na Avenida T-63 em 2013. Cada estabelecimento tem desembolsado, em média, R$ 5 mil para a adequação.
A movimentação nas obras já é intensa. Na manhã e tarde desta quinta-feira, 3, funcionários da construção civil trabalhavam na concretagem dos recuos ao longo da via, no trecho entre o Setor Marista e o Jardim Goiás. As primeiras vagas devem ser entregues ainda esta semana, enquanto do outro lado da rua, as adaptações devem ser concluídas na próxima. No total, o corredor contará com pouco mais de 20 vagas, concentradas em estabelecimentos do setor moveleiro.
A vendedora Izageandra Santos, de 44 anos, que trabalha em uma loja de móveis da região, afirma que o impacto foi grande, mas que o recuo das calçadas pode minimizar o problema. “Nosso cliente quer parar na porta, comprar e sair, quer comodidade. Vai resolver um pouco, pelo menos o cliente tem um lugar para parar, e às vezes até para descarregar. Achamos até que teríamos de mudar (a loja), mas deu uma solução”, explicou ao jornal O Popular.
Já o empresário Edjunior Cruz, de 50 anos, que mantém uma loja de colchões na região há mais de duas décadas, adotou uma solução diferente. Em vez de aderir ao bolsão público, ele decidiu reformar a entrada do seu estabelecimento para criar um estacionamento privativo. "Vai ficar público (o estacionamento), então acaba não tendo privacidade na porta da loja", justificou. Ele também destacou que, em breve, a região contará com a Área Azul, o sistema de estacionamento rotativo da cidade.
A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) confirmou que os dois primeiros corredores viários, incluindo o da Jamel Cecílio/136, serão entregues no dia 9 de abril. Além da liberação da terceira faixa, a pasta anunciou a implementação de "onda verde" nos semáforos da via para melhorar a fluidez do trânsito. Também foram definidas áreas específicas para carga e descarga, que funcionarão das 9h às 15h, além da proibição de caçambas e caminhões estacionados na região.
A SET destacou ainda que cerca de 700 vagas de estacionamento foram demarcadas em ruas adjacentes e que a implantação da Área Azul será feita por meio de um aplicativo, com previsão de início em maio. Por enquanto, a fiscalização segue em caráter educativo.
Intervenção
Outra mudança prevista no corredor da Jamel Cecílio/136 é a readequação da Praça Tiradentes, na confluência com a Avenida 85. O local passará por alterações para aumentar o número de vagas de estacionamento, implantar o sistema rotativo e criar um recuo para embarque e desembarque do transporte público. Uma quarta faixa também será aberta no sentido da Avenida 85.
Inicialmente, a obra deveria ter sido concluída até março, mas até o momento, nenhuma intervenção foi iniciada. Segundo a SET, a demora ocorreu porque o projeto passou por revisões solicitadas pelo prefeito Sandro Mabel. Entre as mudanças, foi feito um ajuste no corte da praça e incluído um projeto da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) para captação de água.
Política Proibição Estacionamento Vias Jamel Cecílio Goiânia Goiás,