Matérias
Divulgação - União Brasil.jpg)
Governador Ronaldo Caiado direciona esforços para articular a rejeição da federação entre seu partido e o Progressistas
Caiado se movimenta para barrar federação entre União Brasil e PP
04/04/2025, às 09:15 · Por Redação
Após o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) direciona esforços para articular a rejeição da federação entre seu partido e o Progressistas (PP). A estratégia do goiano é mobilizar os convencionais de todos os estados para que, em uma convenção extraordinária, o agrupamento seja barrado.
Caiado vê a possível federação como um obstáculo ao seu projeto político e tem aliados nessa resistência, incluindo figuras influentes do União Brasil na Bahia, que sediará o evento desta sexta-feira, 4. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, esteve em Brasília esta semana para discutir o tema, enquanto o atual chefe do Executivo da capital baiana, Bruno Reis, destacou a liderança do goiano no partido.
“O nosso entendimento, o meu e de boa parte do partido, também do ACM Neto, é que para uma candidatura a presidente uma federação é muito melhor. Eu acho que o primeiro grande desafio para o Caiado, depois desse pré-lançamento, é construir para ser o nome da federação”, afirmou o prefeito de Salvador à coluna Giro, do jornal O Popular.
A federação com o PP encontra resistência em diversos estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e não há consenso dentro do União Brasil. A decisão final cabe ao Conselho Consultivo Nacional do partido, do qual Caiado faz parte e onde ele precisa reunir maioria para vetar a aliança. O presidente nacional da legenda, Antônio Rueda, é o responsável por convocar a convenção que definirá os rumos da negociação.
Na quinta-feira, 3, durante entrevista coletiva, Caiado reforçou sua posição contrária ao acordo e discutiu estratégias com aliados. Embora ACM Neto não estivesse presente ao lado do governador, ele recebeu Caiado em seu escritório político. Segundo interlocutores, sua ausência teria sido motivada pela nova fase da Operação Overclean, que trouxe repercussão no meio político.
Além de encontros políticos, Caiado participou de um almoço na Federação do Comércio da Bahia (Fecomércio-BA) e de um debate na Federação das Indústrias do estado. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta também esteve presente, reforçando o apoio à movimentação do governador goiano contra a federação entre os partidos.
Política União Brasil PP Ronaldo Caiado ACM Neto Bruno Reis Goiás,