Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Divulgação

Decreto criará comissão para coordenar os eventos

Goiânia vai comemorar os cem anos do Art Déco

02/04/2025, às 10:19 · Por Redação

A Prefeitura de Goiânia vai publicar, ainda nesta semana, um decreto para instituir a Comissão Organizadora da Comemoração do Centenário do Art Déco, grupo que vai coordenar a programação de atividades especiais comemorativas dos 100 anos do movimento arquitetônico cuja presença forte e histórica na capital levou ao tombamento de dezenas de edifícios.

A Comissão será presidida pela Agência Municipal de Turismo e Eventos, a GoianiaTur, e contará com membros de outras secretaria como a de Cultura e Educação, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de universidades e entidades ligadas ao comércio, cultura, turismo e educação.

O cronograma de atividades, contudo, será de caráter comemorativo e não intervencionista. Os membros do grupo serão responsáveis por elaborar projetos e propostas de atividades durante o período de realização das comemorações, além de definir estratégias, roteiros, horários e demais detalhes da composição de eventos como concursos, homenagens, honrarias e demais atividades que estarão dentro da programação.

Considerada uma das cidades com maior presença do Art Déco fora da França, onde surgiu o movimento arquitetônico, Goiânia tem inúmeros edifícios nesse estilo e quase tão antigos quanto ele. Entre os de maior destaque estão os prédios do Teatro Goiânia, Palácio das Esmeraldas, Museu Zoroastro Artiaga, os prédios Marieta Teles, Antiga PGE e Antiga Chefatura de Polícia.

Vale destacar que, em outubro do ano passado, o Iphan promoveu uma cerimônia onde foi anunciado a nova portaria que estabelece diretrizes de preservação e critérios de intervenção para o acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia. O evento, inclusive, celebrou a publicação da legislação de proteção do bem, tombado em âmbito federal desde 2005.


Art Déco Decreto Centenário Goiânia