Matérias
Junior Guimarães
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi agradecido pelo ex-presidente após defender anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Às vésperas de lançar candidatura, Caiado recebe ligação de Bolsonaro
02/04/2025, às 10:19 · Por Redação
A poucos dias de oficializar sua pré-candidatura à Presidência da República, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), recebeu um telefonema do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O contato, no entanto, não teve como tema as eleições de 2026, mas sim um agradecimento pelo apoio de Caiado à proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
A informação foi confirmada pelo próprio governador em entrevista à Folha de S. Paulo. Segundo ele, Bolsonaro quis expressar sua gratidão após Caiado ter declarado publicamente ser favorável à anistia. O governador goiano já havia se manifestado sobre o tema em suas redes sociais ao comentar a manifestação bolsonarista realizada em Copacabana, no Rio de Janeiro, no último fim de semana. "Quero dizer que não apenas sou a favor da anistia aos manifestantes de 8 de janeiro, como fui o primeiro a defendê-la", escreveu.
Na entrevista, Caiado reforçou seu posicionamento e defendeu uma solução semelhante à adotada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek. “Fui o primeiro governador a dizer que, em relação a esse problema de 8 de janeiro, deveria ter sido encaminhado com a mesma inteligência que Juscelino Kubitschek teve, de anistiar todo mundo. Parar e trabalhar, em vez de ficar com essa discussão aí eterna por dois anos. Cansou a população. Não vejo o Brasil caminhar por um processo de conciliação, de harmonia e de governabilidade se continuar esse sistema conflagrado como está hoje”.
Com Bolsonaro inelegível, Caiado busca se consolidar como principal herdeiro político do ex-presidente para 2026. No entanto, outros nomes também tentam ocupar esse espaço, como os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ratinho Júnior (Paraná), além do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente.
Política Ligação Ronaldo Caiado Jair Bolsonaro Agradecimento Goiás,