Matérias
Reprodução
Recém-apresentado como técnico do Avaí, Jair Ventura comentou pela primeira vez sua saída do Goiás e apontou um padrão nas decisões do clube
Jair Ventura sobre demissão no Goiás: "Virei estatística"
02/04/2025, às 09:51 · Por Redação
Recém-apresentado como técnico do Avaí, Jair Ventura comentou pela primeira vez sua saída do Goiás e apontou um padrão nas decisões do clube. Para ele, a eliminação na semifinal do Campeonato Goiano foi determinante para o fim do vínculo com a equipe esmeraldina. "Nos últimos sete anos, os sete treinadores que não ganharam o Estadual foram demitidos e eu virei estatística", declarou o treinador de 46 anos.
O Goiás não vence o Goianão desde 2018 e vive seu maior jejum na história da competição. Em 2024, o time foi eliminado pelo Vila Nova na semifinal, repetindo um roteiro que tem sido frequente no clube. Embora Ventura tenha mencionado sete demissões, o número correto é cinco: Zé Ricardo (2024), Guto Ferreira (2023), Bruno Pivetti e Glauber Ramos (2022) e Maurício Barbieri (2019) também perderam seus cargos após campanhas frustrantes no Estadual.
Histórico
O último treinador que permaneceu no cargo após um Campeonato Goiano foi Hélio dos Anjos, justamente no ano da última conquista do título estadual. Desde então, o clube vem trocando de comando frequentemente. Além dos cinco técnicos demitidos, houve exceções em 2020 e 2021, quando Glauber Ramos esteve à frente do time durante a pandemia da Covid-19.
Na temporada de 2020, o Campeonato Goiano foi interrompido em março, quando Ney Franco ainda era o técnico. Ele foi demitido após a retomada do futebol, já no Campeonato Brasileiro, e foi substituído por Thiago Larghi e depois Enderson Moreira. Quando o Estadual retornou, Glauber Ramos assumiu a equipe e permaneceu até 2021.
Já em 2022, o Goiás apostou em Bruno Pivetti, que durou apenas um mês no cargo. Glauber Ramos voltou como interino e levou o time até a final, mas, após o vice-campeonato, foi substituído pelo próprio Jair Ventura, em sua primeira passagem pelo clube.
Confira os técnicos do Goiás no Campeonato Goiano desde o último título:
- 2025: Jair Ventura – eliminado na semifinal
- 2024: Zé Ricardo – eliminado nas quartas de final
- 2023: Guto Ferreira – vice-campeão
- 2022: Bruno Pivetti (demitido antes da final) e Glauber Ramos (demitido após o vice)
- 2021: Glauber Ramos – eliminado nas quartas de final (sem demissão)
- 2020: Glauber Ramos – eliminado nas quartas de final (sem demissão)
- 2019: Maurício Barbieri – vice-campeão
- 2018: Hélio dos Anjos – campeão (permaneceu no cargo)
Título
Antes de comandar o Goiás, Jair Ventura conquistou o Campeonato Goiano pelo Atlético-GO em 2024. Para ele, a campanha deste ano foi prejudicada por detalhes. "Ano passado fui campeão goiano (pelo Atlético-GO), esse ano não consegui. Saímos na semifinal para o campeão. Jogamos melhor, perdemos pênalti durante o jogo, mas não classificamos e a gente sabe que virou estatística por isso", afirmou.
Esporte Jair Ventura Goiás Avaí Títulos Goianão,