Matérias
Divulgação
Em 75 dias, Comurg removeu também 491 galhos além de 149 árvores autorizadas pela Amma
Até o momento cerca de mil árvores já caíram em Goiânia este ano
21/03/2025, às 16:54 · Por Redação
Em 75 dias, a Prefeitura de Goiânia já registrou o recolhimento de quase 1 mil árvores que caíram na capital em decorrência das fortes chuvas. A Companhia de Urbanização (Comurg), responsável pela remoção de árvores caídas em áreas públicas, também recolheu 491 galhos que desprenderam das árvores por conta de temporais, no mesmo período.
Como forma de evitar complicações e um número ainda maior de quedas durante o período chuvoso, a Comurg realiza ações preventivas de podas. O serviço foi intensificado para lidar com os impactos das chuvas intensas esperadas entre janeiro e março.
A operação ocorre em duas fases. Primeiramente, realiza-se a remoção das árvores que obstruem vias e calçadas. Em seguida, a equipe coleta o material desprendido. Nos casos em que galhos entram em contato com a fiação elétrica, a Equatorial é acionada para desativar temporariamente a rede de energia e garantir a segurança dos trabalhadores.
Alta demanda
O monitoramento da Companhia, constatou que os bairros que possuem mais ocorrências frequentes de quedas de árvores e galhos são: Setor Sul, Vila Santa Helena, Vila Rosa, Setor Bela Vista, Setor Crimeia, Parque Anhanguera, Parque Amazônia, Jardim América, Jardim Guanabara e Jardim Guanabara III. Atualmente, a Comurg enfrenta uma demanda acumulada de 211 processos autorizados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de retiradas de árvores para serem executados em 2025.
Além destas, ainda há 2.148 pendências da mesma natureza referentes a 2024. Até o momento, a empresa já removeu 149 árvores e está comprometida em regularizar os serviços deixados pela administração anterior.
De acordo com o presidente da Comurg, Cleber Aparecido Silva, o atraso no andamento das solicitações é resultado da falta de recursos enfrentados pela Companhia .“As equipes atuam com recursos limitados, uma vez que seis caminhões com cesto aéreo, destinados às podas e remoções, foram devolvidos pela gestão anterior”, ressaltou Cleber. De acordo com ele, há um processo licitatório em andamento para locação de veículos.
Os pedidos de remoção podem ser feitos pelo WhatsApp: (62) 99855-8555. Além disso, a Companhia realiza a retirada de árvores mortas e secas em canteiros centrais, conforme a Lei do Plano Diretor de Arborização Urbana, sem necessidade de laudo da Amma.
Chuvas Quedas Árvores Prefeitura de Goiânia