Poder Goiás


Goiânia, 02/07/25
Matérias
Divulgação

Até o momento, Eduardo Prado não se manifestou sobre as críticas ou corrigiu a informação falsa

Eduardo Prado espalha fake news sobre falta de vagas no SUS em Goiás

05/03/2025, às 18:55 · Por Redação

O deputado estadual Eduardo Prado (PL) usou suas redes sociais para divulgar informações falsas sobre a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás durante o feriado de Carnaval. Em uma publicação no Instagram na última segunda-feira (4/3), ele afirmou, sem apresentar provas, que mais de mil pessoas estariam aguardando por vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no estado. A postagem, que incluía imagens de um bebê, foi rapidamente desmentida pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

De acordo com a SES-GO, no momento da postagem, apenas 114 pacientes estavam em processo de regulação para leitos de UTI. A secretaria destacou ainda que, entre os dias 1º e 4 de março, 2.255 pacientes foram encaminhados para internações em diversas especialidades, graças ao trabalho das equipes de regulação. "Não há déficit de vagas de UTI no estado", afirmou a pasta.

A postagem de Prado chamou atenção não apenas pelos números incorretos, mas também pelo tom sensacionalista e pelo uso de imagens de um bebê. A SES-GO reforçou que o processo de regulação é dinâmico e prioriza critérios médicos, além de destacar que 1.234 vagas foram reguladas nas últimas 24 horas. Vale destacar que nem mesmo durante o auge da pandemia de Covid-19, Goiás registrou filas de espera por UTIs tão extensas quanto as alegadas pelo deputado.

Até o momento, Eduardo Prado não se manifestou sobre as críticas ou corrigiu a informação falsa. A postagem permanece no ar, contribuindo para a desinformação e colocando em risco a credibilidade das instituições públicas de saúde.


Goiás Saúde
P U B L I C I D A D E