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Dayanny Marins destaca a importância do repertório crítico e da prática constante para o alto desempenho dos estudantes
Professora da rede estadual leva 31 alunos a notas acima de 900 na redação do Enem
07/02/2025, às 10:03 · Por Redação
A preparação estratégica para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 garantiu um feito notável para a professora de Língua Portuguesa da rede estadual, Dayanny Marins Coelho. Com 13 anos de experiência no magistério, ela levou 31 alunos a pontuações superiores a 900 na prova dissertativa. Pelo resultado, a educadora foi homenageada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, em uma solenidade que premiou estudantes e docentes que atingiram a marca de 980 pontos.
Dayanny leciona redação no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Sylvio de Mello, em Morrinhos, há dois anos, desde que foi aprovada no concurso da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Segundo ela, a conquista dos alunos é fruto de um trabalho coletivo, baseado na compreensão das competências exigidas pelo Enem e na construção de repertórios críticos sobre questões sociais. “Acredito que esse resultado é reflexo do esforço conjunto. Meu objetivo foi ensinar os alunos a construir uma redação nota mil, dominando todas as exigências do exame e ampliando seu repertório argumentativo”, explicou a professora em entrevista ao portal Diário de Goiás.
Além de trabalhar a estrutura formal do texto dissertativo, a professora priorizou o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. “A estrutura em si eles aprendem rápido. O diferencial está na capacidade de argumentar sobre temas como desigualdade social, preconceito, discriminação e bullying, utilizando referências sólidas”, ressaltou.
A estratégia adotada por Dayanny incluiu a escrita frequente, com a produção mínima de quatro redações por mês. A educadora também destacou a importância dos materiais pedagógicos fornecidos pela Seduc. “Nós utilizamos o material ‘Redação Nota Mil’, disponibilizado mensalmente pela Seduc de fevereiro a novembro. Isso ajudou os alunos a compreenderem exatamente o que o Enem cobra”, contou.
Outro aspecto essencial foi o ensino da lógica por trás dos temas do exame. “Trabalhei para que eles percebessem que o Enem sempre propõe um problema social e que o segredo é identificar os fatores causadores desse problema para construir boas teses”, acrescentou. Com esse método estruturado, a professora garantiu que os alunos se sentissem confiantes no momento da prova. “Meu objetivo era que eles olhassem o tema e soubessem imediatamente quais referências usar, sem medo de errar”, concluiu.
Prêmio Redação Enem
Na mesma solenidade, realizada no Palácio das Esmeraldas, dez alunos e dez professores da rede estadual receberam o Prêmio Redação Enem, no valor de R$ 5 mil cada. O governador Ronaldo Caiado destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Estado com a educação de qualidade. “Nosso objetivo é garantir igualdade de oportunidades para todos. Valorizamos aqueles que se dedicam e se destacam. Vocês representam a nova geração de líderes que estamos formando”, afirmou o governador.
A secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, lembrou que o prêmio foi criado pela Lei nº 23.043/2024, com o intuito de estimular a excelência acadêmica e valorizar o trabalho dos professores. “O governador apoiou de imediato a proposta e encaminhou para aprovação na Assembleia Legislativa. Essa iniciativa é um incentivo fundamental para elevar ainda mais os índices educacionais de Goiás”, destacou.
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