Matérias
Divulgação
Ele também assume o posto de auxiliar do bispo titular nos trabalhos do governo pastoral, que constitui 19 municípios
Papa Francisco nomeia Dom Waldemar Passini Dalbello como bispo na Diocese de Anápolis
06/02/2025, às 10:17 · Por Redação
O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (05), Dom Waldemar Passini Dalbello, como novo bispo coadjutor da Diocese de Anápolis. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (05), pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB).
Agora, o religioso garante o direito automático de sucessão quando Dom João Wilk se aposentar ou deixar o cargo, tomando a liderança do governo pastoral da diocese.
Além disso, Dom Waldemar também assume o posto de auxiliar do bispo titular nos trabalhos da Igreja Católica local, que constitui 19 municípios, incluindo, além de Anápolis, Nova Veneza, Damolândia, Goianápolis, Jaraguá, Nerópolis, Ouro Verde, Petrolina, Santa Rosa de Goiás, São Francisco de Goiás, Jesúpolis.
Esta será a primeira vez que a Diocese de Anápolis contatará com a contribuição de um bispo coadjutor. Informações como data e horário da cerimônia de celebração serão divulgadas em breve.
Nascido em Anápolis, Dom Waldemar Passini Dalbello atuava como bispo da Diocese de Luziânia desde 2017, mas tem uma carreira católica desde 1994, ao ser ordenado como sarcedote após concluir estudos em Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Brasília.
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o religioso também possui mestrado em Ciências Bíblicas, realizado no Pontifício Instituto Bíblico de Roma.
Em dezembro de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo coadjutor da Diocese de Luziânia no estado de Goiás, enquanto julho de 2017 se tornou o terceiro bispo daquela diocese, sucedendo a Dom Afonso Fioreze.
Papa Francisco Dom Waldemar Passini Dalbello Diocese de Anápolis