Matérias
Divulgação
Registros que entraram no longa são de uma queimada na Amazônia e da derrubada de árvores para a construção de rodovias
Filme brasileiro que vai concorrer ao Oscar, 'Ainda Estou Aqui', utiliza fotos de acervo goiano
31/01/2025, às 09:37 · Por Redação
Já viúva e advogada, Eunice Paiva, personagem de Fernanda Torres no filme Ainda Estou Aqui, se dedicou às causas indígenas nos anos 1990. Para ilustrar a cena, foram utilizadas imagens do acervo do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), da PUC Goiás. O longa-metragem de Walter Salles, que traz à tona o fantasma da ditadura militar no Brasil, recebeu três indicações ao Oscar 2025, incluindo a inédita nomeação de melhor filme para uma produção brasileira. A premiação será realizada no dia 2 de março.
"Trata-se de um acervo riquíssimo e conhecido mundialmente. O Instituto Moreira Salles trabalha conosco há um bom tempo. Em outras oportunidades, fizemos a cessão de imagens para exposições", ressalta o historiador Frederico Mael, um dos técnicos que toma conta do acervo do IGPA. Segundo ele, foram enviadas 50 imagens no início de 2024 das coleções Jesco von Puttkamer e Adrian Cowell para ajudar na ambientação do filme em termo de cessão firmado entre a PUC Goiás e a Conspiração Filmes. Dois registros do fotógrafo goiano Vicente Rios (1954-2022) foram escolhidos. Os registros que entraram no longa são de uma queimada na Amazônia e da derrubada de árvores para a construção de rodovias. Elas foram feitas no início da década de 1980 a 1998 para a série A Década da Destruição, produzida para a Central Television de Londres em coprodução com a PUC Goiás. A universidade foi creditada nos créditos do longa, com menção ao IGPA.
Ainda Estou Aqui, adaptação do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, mergulha nas cicatrizes deixadas pela ditadura militar no Brasil, trazendo à tona as tensões políticas e sociais do período. O filme acompanha a busca de Eunice Paiva por justiça após o desaparecimento do marido, Rubens Paiva (Selton Mello). Pela interpretação, Fernanda Torres levou o Globo de Ouro, superando nomes como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Kate Winslet, Pamela Anderson e Tilda Swinton.
Filme Ainda Estou Aqui Puc Goiás