Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Divulgação

Goiânia é a segunda capital com melhor qualidade de vida do Brasil; estudo do Índice de Progresso Social Brasil destaca Goiânia por indicadores de bem-estar, oportunidades e sustentabilidade

Goiânia é a segunda capital com melhor qualidade de vida do Brasil, aponta levantamento

25/01/2025, às 16:19 · Por Redação

Goiânia foi reconhecida como a segunda capital brasileira com a melhor qualidade de vida, de acordo com o levantamento mais recente do Índice de Progresso Social Brasil (IPS Brasil). O estudo, que avaliou 53 indicadores públicos, colocou Brasília no topo da lista, seguida por Goiânia, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba.

A pesquisa analisou fatores relacionados ao bem-estar social, oportunidades e sustentabilidade. Entre as capitais, Goiânia se destacou por seu desempenho em áreas fundamentais como educação, empregabilidade, conectividade e acesso a direitos básicos.

No âmbito estadual, Goiânia também lidera entre os 246 municípios de Goiás, sendo seguida por Goianésia, Nova Aurora, Catalão e Urutaí. No extremo oposto, as cidades com os piores índices de qualidade de vida no estado são Mundo Novo, Colinas do Sul, Gouvelândia, Bonópolis e Baliza.

Fatores de destaque
O bom desempenho de Goiânia no ranking nacional reflete indicadores que apontam avanços significativos em diversas áreas, como:

- Educação: baixo índice de abandono escolar no Ensino Fundamental e notas acima da média no Enem;

- Conectividade: alta densidade de internet banda larga fixa e de telefonia móvel;

- Urbanismo e sustentabilidade: amplas áreas verdes urbanas;

- Direitos e justiça: acesso a programas de Direitos Humanos, iniciativas voltadas para minorias, alta taxa de atendimento judicial e baixa taxa de congestionamento de processos;

- Saúde e sociedade: reduzido índice de gravidez na adolescência;

- Empregabilidade: destaque na contratação de mulheres e pessoas com ensino superior.

Esses fatores reforçam a posição de Goiânia como um dos melhores lugares para se viver no Brasil, tanto em nível estadual quanto nacional. Para traçar um quadro completo da qualidade de vida dos municípios, o IPS informou que avalia um conjunto de indicadores em três grandes dimensões (Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades).

Metodologia do IPS Brasil

O IPS Brasil 2024 utilizou um sistema de avaliação baseado em três grandes dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades. A pontuação varia de zero (pior) a 100 (melhor), sendo a média simples dos índices de progresso social. Os dados analisados foram extraídos de fontes oficiais, como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel, CadÚnico e Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Institutos de pesquisa também contribuíram com informações para a construção do índice.


Política Qualidade de Vida Estudo IPS Brasil Goiânia Goiás,