Matérias
Alex Malheiros
Mabel apresenta balanço das primeiras ações para o trânsito: prefeito detalha medidas adotadas em 24 dias de gestão
Sandro Mabel destaca avanços no trânsito em 24 dias de gestão
25/01/2025, às 08:44 · Por Redação
O prefeito Sandro Mabel detalhou nesta sexta-feira, 24, as principais iniciativas adotadas em seus primeiros 24 dias de gestão, com o objetivo de transformar o trânsito de Goiânia. Entre as medidas apresentadas, destacam-se a metronização do sistema BRT, a liberação das faixas exclusivas de ônibus para motociclistas, a implantação do programa Direita Livre e um pacote de intervenções viárias que promete resultados expressivos nos próximos meses.
Cumprindo um compromisso de campanha, as ações refletem o plano de dinamizar o fluxo viário e garantir maior segurança e eficiência no trânsito da capital. Um dos destaques é a metronização do BRT, que transforma o sistema em algo similar ao metrô, com paradas exclusivas nas estações. Essa estratégia reduz em até 30% o tempo de espera e de viagem dos passageiros.
"Estamos organizando os corredores e proporcionando maior velocidade ao BRT, sincronizando toda a cidade", explicou Mabel. Ele também destacou os efeitos iniciais das mudanças, como o aumento de 5 km/h na velocidade média dos carros após a retirada de parte das motocicletas das pistas comuns.
Entre as novas intervenções anunciadas estão ajustes em semáforos, reforço na sinalização e melhorias em pontos críticos das vias urbanas. Nos principais corredores, como as avenidas Jamel Cecílio, 136 e Castelo Branco, uma central de controle monitorará o trânsito em tempo real, coordenando todos os semáforos da cidade.
Outra inovação prevista é a integração de bicicletas elétricas ao sistema BRT, cujo custo será incluído no valor da passagem, em parceria com as empresas de transporte coletivo. "Queremos algo que funcione, com tecnologia e inteligência. Isso será feito por meio dos contratos com as empresas de ônibus", garantiu o prefeito.
Mabel destacou a ambição de remodelar o trânsito de Goiânia em dois anos. No primeiro semestre, já estão previstas intervenções em 10 corredores prioritários, dentro de um plano maior que contempla 26 trechos. "Com essas mudanças, esperamos aumentar a velocidade dos veículos de transporte público e privado em até 40%, além de oferecer ônibus modernos, frota renovada e sistemas mais ágeis para atrair usuários ao transporte coletivo", afirmou.
Direita Livre
Outro ponto destacado foi a implementação do programa Direita Livre em 180 cruzamentos estratégicos. "Essa medida faz parte de um conjunto de soluções baseadas em estudos de fluxo e simulações realizadas por nossa equipe de engenheiros", explicou o prefeito.
Motivado pelos resultados iniciais, Mabel reforçou o compromisso de continuar trabalhando para trazer melhorias rápidas e significativas para a população de Goiânia. "Estamos determinados a transformar o trânsito como um todo, com soluções práticas e eficientes. Teremos um salto de qualidade para todos os cidadãos", concluiu.
Política Trânsito Mobilidade Sandro Mabel Prefeitura de Goiânia Goiás,