Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Reprodução - Mais Goiás

Pedro Carvalho Cintra, de 22 anos, é um dos vencedores do maior hackathon do mundo, que reforça a capacidade de inovação do Brasil e de Goiás na área da tecnologia

Estudante goiano vence o Nasa Space Apps Challenge 2024

23/01/2025, às 09:54 · Por Redação

O estudante goiano Pedro Carvalho Cintra, de 22 anos, natural de Itumbiara, foi um dos vencedores do Nasa Space Apps Challenge 2024, evento promovido pela Nasa Earth Science Division, realizado no último dia 16. Ele integra uma das três equipes brasileiras que se destacaram na competição, considerada o maior hackathon do planeta.

Esta competição reúne programadores, designers e profissionais do desenvolvimento de software com o objetivo de solucionar problemas reais relacionados à Terra e ao espaço, utilizando dados abertos das 15 agências espaciais parceiras, incluindo o Programa Espacial Brasileiro (PEB).

Pedro, que é formado em escola pública e estuda Engenharia da Computação na Unicamp, expressou sua satisfação com a conquista. Para ele, a experiência já era valiosa por permitir o contato com pessoas de diversas partes do mundo. “É um avanço para Goiás e para o Brasil, mostrar que podemos fazer tecnologia de ponta”, afirmou ao portal Mais Goiás.

O estudante descreveu o sentimento de vitória como “incrível”, ressaltando a importância de sua trajetória: “Estudar em escola pública e conseguir chegar tão longe”. Ao se dirigir aos jovens estudantes, especialmente os interessados em tecnologia, Pedro incentivou que não desistam, mesmo quando enfrentam dificuldades. “No começo, parece que não vamos aprender, mas vamos. Nunca saberemos de tudo e sempre existe alguém que sabe mais, por isso devemos sempre buscar mais conhecimento”.

Quanto à sua futura viagem aos laboratórios da Nasa, prevista para junho, Pedro e seus colegas de equipe estão em busca de patrocínio. Ele brincou ao comentar que o laboratório é "secreto" e que só é possível entrar com convite. “Teremos aulas com pessoas incríveis que ajudam a cuidar do planeta”, destacou.

O projeto desenvolvido pela equipe de Pedro, chamada Connected Earth Museum, consistiu em criar uma plataforma divertida e interativa para engajar os usuários com diversos conjuntos de dados sobre a Terra, abordando temas como poluição, mudanças climáticas e impactos humanos. Junto a Pedro, os integrantes da equipe incluem Riccardo Carvalho Sofer, Lucas Nogueira Roberto, Luc Joffily Ribas, Gabriel Alexander Toledo Mendes e Matheus Gasparotto Lozano.

O estudante explicou que o projeto é um software que modela um museu em 3D, permitindo a exploração de dados da Nasa e de outras agências. A plataforma inclui etapas educativas e jogos, tornando a tecnologia acessível a todos. “É para qualquer pessoa”, enfatizou.

O Nasa Space Apps Challenge 2024 contou com a participação de mais de 93,5 mil pessoas, distribuídas em 15.444 equipes de 163 países e territórios. O evento ocorreu entre os dias 5 e 6 de outubro, com o tema “O Sol Toca Tudo” (“The Sun Touches Everything”). Os participantes foram desafiados a desenvolver soluções inovadoras em áreas como ciências da Terra, exploração espacial, sustentabilidade e mitigação dos impactos solares no planeta, resultando em quase 10 mil projetos.

O Brasil teve 3.908 participantes nesta edição, e além da equipe de Pedro, os outros dois times vencedores foram o 42 Quakeheroes, de Maceió (AL), e o Team I.O., de Florianópolis (SC). Os vencedores receberam o convite para visitar os laboratórios da Nasa, nos Estados Unidos, como reconhecimento pelo seu talento e inovação.


Pedro Carvalho Cintra Nasa Space Apps Challenge Tecnologia Goiás,