Poder Goiás
Goiânia, 01/05/25
Matérias
Divulgação

Processo está em fase de importação

PM-GO colocará armas não letais em todas as viaturas

22/01/2025, às 10:14 · Por Redação

Viaturas da Polícia Militar de Goiás (PM-GO) em serviço na rua terão Dispositivos Eletrônicos de Controle (DEC), conhecidos como armas de choque, segundo o comandante geral da corporação, coronel Marcelo Granja. Ao POPULAR , o comandante explicou que o objetivo é garantir o uso seletivo da força durante as ocorrências. Serão adquiridas entre 1.000 e 1.200. O equipamento vai garantir o uso seletivo da força. Então, você seleciona o armamento a ser utilizado naquele momento. Pode ser equipamentos menos que letais, como gás lacrimogêneo ou um cacetete e vamos ter mais um dispositivo para o uso seletivo da força", explicou o comandante. 

O processo de aquisição das novas unidades de DEC começou em 2024 e agora está em fase de importação. De acordo com o comandante, já no primeiro semestre de 2025 todas as viaturas terão os dispositivos. "Nós possuímos cerca de 400 em todo o estado, todos os batalhantes possuem dispositivos, estamos adquirindo desde 2024 e o processo agora já está na fase de importação que demora cerca de 120 dias", afirma o comandante.

Um paciente em surto foi morto pela PM-GO enquanto fazia uma enfermeira refém no Hospital Municipal de Morrinhos no último sábado (18) (assista abaixo). Segundo a família de Luiz Cláudio, de 59 anos, era um paciente renal crônico, diabético, debilitado por pneumonia e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado de extrema fragilidade e que, em um momento de surto hipoglicêmico, ele ameaçou uma enfermeira com um caco de vidro


PM-GO Surto Paciente Morrinhos