Matérias
Rodrigo Estrela
Prefeito Leandro Vilela assinou com a Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) convênio para que o Instituto Aquila faça um diagnóstico técnico completo em Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia firma parceria para modernizar a gestão municipal
15/01/2025, às 10:04 · Por Redação
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), anunciou nesta terça-feira, 14, um convênio entre a Prefeitura e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). O acordo inclui suporte técnico do Instituto Àquila para realizar um diagnóstico completo da administração pública municipal e elaborar um Plano Estratégico de Trabalho.
Durante coletiva de imprensa, Leandro Vilela ressaltou a importância da iniciativa: “Desde o início da gestão, nosso compromisso é com a eficiência, transparência e resultados concretos para a população. Este acordo é essencial para garantir que cada recurso público seja utilizado de forma responsável”.
O prefeito descreveu um cenário alarmante herdado da gestão anterior, com uma dívida acumulada de R$ 500 milhões e precariedade em serviços básicos. “A saúde está carente de insumos, as ruas estão esburacadas, a coleta de lixo é deficiente, e o aterro sanitário enfrenta graves problemas. É um desafio gigantesco, mas estamos determinados a devolver dignidade à população”, pontuou.
O presidente da Fieg, André Rocha, destacou a relevância do envolvimento do setor produtivo. “Através de instituições como Sesi, Senai, IEL e Sebrae, podemos oferecer ferramentas e expertise para mapear problemas e propor soluções. O objetivo é aumentar a eficiência, reduzir custos e viabilizar novos investimentos que beneficiarão diretamente os cidadãos”, afirmou.
Segundo Rocha, o projeto prevê a avaliação de 72 itens de gestão no município, com foco em transparência e rapidez. “O tempo é curto, e as necessidades são urgentes. A população não pode esperar por mudanças que impactam diretamente sua qualidade de vida”, enfatizou.
Consultor do Instituto Àquila, Luiz Zanforlin explicou que o trabalho começará com uma análise detalhada das condições fiscais e financeiras da Prefeitura. “Nosso objetivo é compreender o cenário atual, identificar gargalos e apresentar soluções viáveis. Além disso, avaliaremos os processos administrativos para garantir que as entregas sejam feitas com agilidade e eficiência”, explicou.
O diagnóstico terá duração de 60 dias, e a consultoria será oferecida sem custos para o município. “É um grande raio-X da gestão municipal, que inclui análise de receitas, despesas e contratos, buscando oportunidades de otimização”, detalhou Zanforlin.
Leandro Vilela também sinalizou a necessidade de uma ampla reforma administrativa para atender às expectativas da população. “Estamos trabalhando em conjunto com a Câmara Municipal e o setor produtivo para implementar mudanças profundas e devolver a Aparecida o respeito e a eficiência que sua população merece”, concluiu.
Política Gestão Fieg Instituto Àquila Prefeitura de Aparecida de Goiânia Goiás,