Poder Goiás


Goiânia, 02/07/25
Matérias
Reprodução - Secom Trindade

Governador Ronado Caiado, prefeito de Trindade, Marden Jr., e reitor do Santuário do Divino Pai Eterno se reúnem para planejar a chegada do sino Vox Patris e a Romaria de 2025

Sino Vox Patris será atração da Romaria do Divino Pai Eterno em 2025

10/01/2025, às 10:13 · Por Redação

A Romaria do Divino Pai Eterno de 2025 promete ser histórica. O evento terá como destaque o sino Vox Patris ("Voz do Pai"), considerado o maior do mundo. Fabricado em bronze na Polônia, o sino pesa 55 toneladas, mede 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro. Ele será trazido para Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, e será uma das atrações do novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

Na quarta-feira, 8, o reitor do Santuário, padre Marco Aurélio Martins, apresentou ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e ao prefeito de Trindade, Marden Júnior (União Brasil), o plano para o traslado do sino, que será acompanhado por uma série documental em cinco episódios. “O sino Vox Patris contribuirá para o turismo religioso em Trindade, sendo mais um atrativo para que as pessoas se aproximem do Divino Pai Eterno”, afirmou o padre.

O sino partirá da fundição Jan Felczynski, em Cracóvia, e será transportado até o porto de Gdansk, de onde seguirá de navio até o porto de Santos, em São Paulo. A viagem marítima deve durar de 55 a 60 dias. “A direção do Santuário dedicou quase um ano para resolver questões legais e logísticas, principalmente relacionadas à documentação para o transporte marítimo”, explicou padre Marco Aurélio.

Após desembarcar no Brasil, o Vox Patris seguirá por terra, passando por cidades como Belo Horizonte e Brasília, até chegar a Trindade nas vésperas da romaria, prevista para junho e julho de 2025. “Estamos planejando cuidadosamente o trajeto para garantir a segurança no transporte e, ao mesmo tempo, criar um itinerário que preserve o espírito de fé e piedade que o sino simboliza”, destacou o reitor.

O governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância do planejamento conjunto para a realização do evento. “Estamos alinhando esforços entre a Prefeitura de Trindade, o Governo de Goiás e a Igreja para promover a maior Romaria do Divino Pai Eterno de todos os tempos”, afirmou.

O prefeito Marden Júnior também destacou o impacto que o sino terá para o município. “O Vox Patris é mais do que uma obra de arte; ele é um símbolo de fé e devoção que impulsionará ainda mais o turismo religioso na cidade”, disse.

O Vox Patris chegará acompanhado por dois sinos menores, que também integrarão o campanário do novo santuário. Apesar de alterações no projeto original, o reitor garantiu que o planejamento arquitetônico será respeitado. Enquanto o campanário não fica pronto, o sino será exibido em um espaço especial para que os devotos possam conhecê-lo.

Além de sua grandiosidade física, o sino carrega imagens fundidas em sua estrutura que contam a história da devoção ao Divino Pai Eterno, desde o início da romaria, em 1840, até a construção do novo Santuário. “O Vox Patris será um marco não apenas para a romaria, mas também para toda a comunidade católica e para Trindade. Ele une história, fé e esperança, especialmente neste Ano Jubilar da Igreja, o ‘Jubileu da Esperança’”, concluiu padre Marco Aurélio.



Sino Vox Patris Santuário do Divino Pai Eterno Trindade Goiás,
P U B L I C I D A D E