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Goiânia, 01/05/25
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Medida proporcionará alívio nas ruas e avenidas mais movimentadas

Presidente da associação de trabalhadores de app diz que corredores darão “fluidez ao trânsito” de Goiânia

07/01/2025, às 17:11 · Por Redação

A medida adotada pela Prefeitura de Goiânia, que libera os motociclistas para trafegarem pelos corredores de ônibus, foi recebida recebida com otimismo e, ao mesmo tempo, cautela por setores da cidade, como é o caso da Associação dos Trabalhadores por Aplicativos de Goiás (Astago).

Segundo Pedro Júnior, presidente da associação que engloba trabalhadores que usam principalmente carros e motos para trabalhar, a mudança pode beneficiar diretamente os motociclistas, oferecendo mais agilidade e espaço para que eles se desloquem pelas principais vias da capital. “Essa liberação vai permitir que os motociclistas ganhem tempo e melhorem a fluidez no trânsito. Vai ser mais fácil para quem trabalha com moto, principalmente nas vias mais congestionadas”, afirmou.

Para o presidente da Astago, a medida tem um impacto positivo para a categoria, proporcionando um alívio nas ruas e avenidas mais movimentadas, como a Avenida 85, T-63, Assis Chateaubriand e Universitária. Ao liberar as faixas de ônibus para motos, o espaço para esses veículos aumentará, o que pode resultar em uma maior rapidez no deslocamento, algo crucial para quem depende do transporte rápido para cumprir suas rotinas de trabalho.

“Estamos vendo com bons olhos, principalmente para os motociclistas que dependem de maior agilidade nas vias de maior fluxo”, completou Pedro Júnior.

Ao mesmo tempo, a Astago faz ressalvas em relação à segurança no trânsito. Embora, para o presidente, a mudança traga benefícios para os motociclistas, a integração entre motos e ônibus nos corredores exclusivos levanta preocupações sobre a possibilidade de aumento de acidentes. Pedro Júnior destaca que os ônibus têm pontos cegos que podem dificultar a visibilidade dos motoristas para as motocicletas, tornando as vias mais arriscadas.

“O tráfego de motos nos corredores pode aumentar os riscos de acidentes. O ônibus tem pontos cegos e, quando mistura com as motos, isso pode gerar perigos. A solução mais segura seria a criação de corredores exclusivos para motos, entre as pistas de carros”, sugeriu Pedro Júnior.

Além disso, a segurança de outras categorias de veículos também foi mencionada, como as viaturas de emergência (ambulâncias, viaturas da polícia e do corpo de bombeiros), que frequentemente utilizam as faixas de ônibus para deslocamento rápido em situações de urgência. “Precisamos garantir que todos os serviços de emergência possam atuar rapidamente”, afirmou o presidente da Astago.


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