Matérias
Divulgação
Hospital Federal de Catalão será inaugurado em janeiro com anúncio de vagas para Medicina; unidade terá 80 leitos, realizará cirurgias oncológicas e beneficiará 1,8 milhão de pessoas
Hospital Federal de Catalão será inaugurado com anúncio de vagas para Medicina
05/01/2025, às 14:26 · Por Redação
No próximo dia 16 de janeiro, o ministro da Educação, Camilo Santana, estará em Catalão para oficializar a entrega do Hospital Federal-Regional, construído pela prefeitura e recentemente federalizado. A unidade promete transformar a saúde da região Sudeste de Goiás, funcionando como hospital-escola nos moldes do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Com 80 leitos iniciais, o hospital oferecerá serviços como cirurgias oncológicas e está projetado para atender uma população estimada em 1,8 milhão de pessoas, abrangendo municípios do Sudeste goiano e parte de Minas Gerais. Além disso, a operação do hospital deverá gerar entre 800 e 900 empregos diretos.
A federalização do hospital foi viabilizada pelo deputado federal José Nelto, representante de Catalão na Câmara dos Deputados. Ele destacou a importância da obra, iniciada durante a gestão do ex-prefeito Adib Elias. “O hospital é uma conquista extraordinária e representa um marco para a saúde pública na nossa região”, afirmou o parlamentar ao jornal Opção.
O ministro Camilo Santana aproveitará a ocasião para anunciar um aumento no número de vagas para o curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), campus Catalão, que passará de 50 para 100 vagas. A medida busca fortalecer a formação de novos médicos e atender à crescente demanda da área de saúde.
O Hospital Federal de Catalão será um centro de referência em saúde, equipado com tecnologia moderna e uma estrutura que garantirá atendimento de alta qualidade. O modelo de hospital-escola permitirá a integração entre ensino e assistência, ampliando o acesso a serviços especializados e contribuindo para a formação de profissionais altamente capacitados. Além do hospital, o ministro Camilo Santana também inaugurará o novo prédio do Instituto Federal de Goiás (IFG) em Catalão.
Saúde Hospital Inauguração Catalão Goiás,